Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 24 set 2018

PUCPR fortalece cooperação com o “Programa Cidades” das Nações Unidas

A PUCPR realizou no último dia 19 uma reunião estratégica para fortalecer e ampliar cooperação institucional com o Secretariado Internacional do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas (“Programa Cidades”) – braço urbano do Pacto Global das Nações Unidas, em Melbourne, Austrália. A professora Jucimeri Silveira, coordenadora da Área Estratégica Direitos Humanos, e Andre Turbay, coordenador adjunto da Área Estratégica Cidades, apresentaram o projeto “Mapa Social e Ciclo de Desenvolvimento Territorial”, desenvolvido no município de São José dos Pinhais em parceria com o Instituto Renault. A reunião de apresentação do Mapa foi realizada com Michael Nolan, Diretor Global do Programa Cidades, e a coordenadora Rosane de Sousa, Diretora Regional.

O objetivo da cooperação é disseminar o Mapa Social, como pesquisa inovadora, apoiar os municípios a serem incluídos no projeto City Partnerships Challenge (Desafio das Parcerias Urbanas) do Programa Cidades, na implantação de projetos transformadores e de impacto, ações colaborativas que promovam o Pacto Global das Nações Unidas e seus Dez Princípios, de modo a contribuir na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A reunião foi estratégica para fortalecer a cooperação internacional da PUCPR com as Nações Unidas, no Programa Paraná Cidade, para acelerar a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, intensificar a atuações colaborativas, e fortalecer a pesquisa e a inovação na área. “Podemos e queremos contribuir mais na construção de cidades participativas, humanas, prósperas, justas, sustentáveis”, afirmou a professora Jucimeri Silveira, coordenadora do projeto Mapa Social, professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR.

O Mapa Social faz parte do ciclo de diagnóstico territorial de áreas vulneráveis e de implantação de projetos de impacto social e ambiental. Adota um percurso metodológico que fortalece sinergias entre atores como governos, organizações da sociedade civil, a própria comunidade, e as empresas parceiras, visando, ampliar os impactos positivos nos territórios, nas cidades, de modo a corresponder aos compromissos e pactos globais, pelo desenvolvimento sustentável.