Destaque - 12 mar 2020

PUCPR completa 61 anos com comemoração

Na sexta-feira (13), haverá missa, inauguração do Bosque Dom Manuel da Silveira D’Elboux e da Alameda dos Reitores

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) completa 61 anos neste sábado (14). E, para celebrar a data e encerrar as festividades dos 60 anos comemorados ao longo de 2019, a Instituição preparou uma programação especial para sexta-feira (13).

Durante a manhã, será realizada uma missa solene, além da inauguração do Bosque Dom Manuel da Silveira D’Elboux, espaço ao lado da Capela Universitária Jesus Mestre. “A ideia é homenagear o fundador da PUCPR, Dom Manuel, com o descerramento do busto durante cerimônia”, diz o professor José Luiz Casela, Chefe de Gabinete da Reitoria.

Ainda pela manhã será inaugurada a Alameda dos Reitores com árvores da espécie Oliveira, representando cada reitor da Universidade. “Conhecer e reconhecer sua história é essencial quando olhamos e planejamos o futuro”, diz o reitor Waldemiro Gremski.

História

A PUCPR nasceu em 14 de março de 1959, pelas mãos do então Arcebispo de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D’Elboux, que chegou a Curitiba vindo de Ribeirão Preto (SP), em 1950.Logo que chegou, fundou a Sociedade Paranaense de Cultura (SPC), entidade jurídica responsável pela manutenção da futura universidade. Para o reitor Waldemiro Gremski, Dom Manuel da Silveira D’Elboux deixou importantes marcas da sua passagem por Curitiba (1950-1970), em especial na área da educação e a PUCPR certamente foi sua grande obra que legou para a posteridade. “Tenho certeza que, se conosco ainda estivessem, certamente diriam: ‘missão cumprida’”, conclui. O objetivo de D. Manuel com a universidade era formar lideranças católicas para a cidade e o Estado.

Conforme imaginado por Dom Manuel, originalmente, a Universidade Católica do Paraná era formada por um conjunto de instituições católicas mantidas por diferentes organizações religiosas da Arquidiocese de Curitiba, entre eles, os Irmãos Maristas. Porém, em 1968, o Governo Federal instituiu a Reforma Passarinho, que determinou, entre outras aspectos, a unificação das entidades mantenedoras das faculdades que constituíam a UCP, sob um único órgão jurídico. Foi então que os Irmãos Maristas decidiram assumir a Sociedade Paranaense de Cultura, entidade mantenedora da Universidade.

O título de Pontifícia chegou depois. Em 1984, Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico do Brasil à época, esteve na Universidade para as comemorações de 25 anos e se interessou pela possibilidade de o Vaticano conceder à então UCP tal título honroso. Foi necessário preparar um relatório completo sobre a universidade, seu trabalho social, sua importância para a comunidade. No ano seguinte, o Núncio Apostólico retornou com o decreto que elevava a Universidade Católica do Paraná à condição de Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Hoje, a PUCPR, com uma história de 61 anos, é considerada a melhor instituição de ensino superior paranaense e uma das melhores do Brasil no ranking da Times Higher Education. Parte do Grupo Marista, que atua nas áreas da educação, saúde e solidariedade, a PUCPR é uma instituição católica privada sem fins lucrativos que tem como missão proporcionar uma formação integral a cidadãos globais, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais que preparam para atuação nos mais variados contextos. A Universidade tem mais de 120 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídas nos câmpus Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo.

Programação PUCPR 61 anos

08h30 – Missa Solene em comemoração ao 61º aniversário da PUCPR (Paróquia Universitária Jesus Mestre)

09h30 – Inauguração do Bosque Dom Manuel da Silveira D’Elboux

10h – Inauguração da Alameda dos Reitores

18h30 – Apresentação de voz e violão com Kauey Atanascovick e apresentação do grupo de teatro TANAHORA, na pirâmide.

Local: Rua Imaculada Conceição, 1115.