Destaque - 06 jul 2020

PUCPR desenvolve projeto de inovação em parceria com a Copel

Professores, pesquisadores, bolsistas e colaboradores da Universidade contribuem com a iniciativa

projeto de inovação PUCPR e Copel
Subestação de Bateias, onde o projeto está sendo desenvolvido.

A equipe do Centro de Pesquisa e Inovação em Sistemas Elétricos Inteligentes (Cisei) da PUCPR está desenvolvendo um projeto interdisciplinar de inovação, em parceria com a Copel, para criar um sistema de monitoramento inteligente dos equipamentos das subestações de distribuição de energia. Depois de finalizado, o projeto deve ser compartilhado com o mercado para que empresas interessadas possam produzi-lo e ampliar o impacto social da proposta.

A iniciativa conta com o trabalho de professores, pesquisadores, bolsistas de graduação e pós-graduação, além de técnicos e colaboradores administrativos da Universidade, de diferentes áreas de conhecimento. A ideia é produzir um sensor que monitore, em tempo real e de forma online, as buchas dos transformadores das subestações de energia. A manutenção preventiva desses equipamentos é extremamente importante, porém, demorada e custosa.

De acordo com o professor de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, e coordenador do Centro de Pesquisa da PUCPR, Ivan Chueiri, além de oferecer mais segurança, o sensor também colabora com os consumidores finais. “Ele permite monitorar as buchas em tempo real e reduzir as falhas. Essas peças precisam de manutenção, se isso não é feito, há um risco real de acidente, além de interferir nos transformadores, cujo custo será repassado à população em caso de troca”, explica o professor.

Benefícios para os estudantes

Projeto PUCPR CopelO projeto beneficia, ainda, os estudantes de graduação, mestrado e doutorado que o compõem. Eles têm a oportunidade de participar da pesquisa e desenvolvimento de uma solução prática e aplicável para benefício da sociedade. “Os estudantes recebem conhecimentos complementares. Para entrar na subestação, por exemplo, todos tiveram que passar por treinamento de NR10 e NR35, que tratam de questões de segurança, e poucos estudantes têm acesso a isso fora do mercado de trabalho”, destaca o professor.

Moniky Louback está no último período do curso de Engenharia Elétrica da PUCPR e é bolsista do projeto desde 2019. Ela, que já havia trabalhado em outras empresas, candidatou-se assim que as inscrições abriram e diz não se arrepender. “Além dos NRs, eu fiz muito networking. Participava de reuniões com outros profissionais da minha área, com professores, e isso traz mais proximidade com as pessoas e muito aprendizado. Eu tinha bastante abertura também para dar sugestões dentro do projeto e várias coisas teóricas que eu tinha visto na faculdade consegui colocar em prática lá”, conta.

A iniciativa, ligada diretamente ao desenvolvimento de tecnologia e inovação, já rendeu 4 patentes e 3 registros de software, além de diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As patentes ficam registradas nos nomes dos inventores, neste caso, bolsistas e colaboradores da PUCPR. Para o coordenador do projeto, esses resultados incentivam as pessoas. “Temos técnicos, bolsistas e engenheiros da Universidade, com seus nomes em registros de patentes graças a este projeto. Isso não é algo que acontece sempre e com certeza abre oportunidades”, conta Chueiri.

Transferência de Conhecimento

O desenvolvimento do sensor é uma iniciativa de transferência de conhecimento da PUCPR e sua equipe para a Copel e o mercado. Atualmente, o projeto está na fase de prototipação. Ao completar a cadeia de inovação, ele será apresentado a empresas que tenham conhecimento no setor elétrico para que possam produzir o material e contribuir com o sistema de geração de energia. “Este não é um projeto apenas acadêmico, é um relacionamento entre a Universidade e a sociedade, que retorna em algo positivo e concreto”, defende o coordenador.

Cisei

O Centro de Pesquisa e Inovação em Sistemas Elétricos Inteligentes (CISEI) da PUCPR conduz pesquisas e cria soluções inovadoras para Smart Grid, em parceria com empresas públicas e privadas, contribuindo com o setor de energia por meio da transmissão de conhecimento. O termo Smart Grid é aplicado a sistemas de distribuição e transmissão de energia que usam recursos digitais e Tecnologia da Informação (TI) para trazer mais eficiência e sustentabilidade ao processo.