Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 12 nov 2019

PUCPR apresenta Curto Teatro 2019

Projeto do Curso de Teatro será apresentado nos dias 19 e 20 de novembro

Criado no curso de Teatro, o projeto Curto Teatro da PUCPR, será apresentado nos dias 19 e 20 de novembro, das 19h às 22h, no Labcom-Laboratório de Comunicação e Artes nos espaços “Caixa Preta-Sala Laercio Ruffa”, “Estúdio de TV” e “Ateliê”. As peças, em torno de 20 minutos, fazem parte do início doTrabalho de Conclusão de Curso da turma do 6º período. A entrada é gratuita e está sujeita à capacidade de cada local.

Nesta edição, serão apresentados nove espetáculos de curta duração. São montagens que transitam por temas do universo da poesia ativista (contra o racismo), do drama e do humor (que envolvem o empoderamento feminino) e temas polêmicos (também essencialmente humanos), como a falta de liberdade e a repressão, além do teatro do absurdo que questiona a brevidade da vida, com referências a textos clássicos de Beckett.

Os textos que integram o Curto Teatro são: “Cantares ao meu Povo”, baseado em obra de Solano Trindade; “O Homem-Travesseiro –  Volume 1” de Martin Mcdonagh; “In on it”, de Daniel MacIvor; “12 Dias em Sodoma”, de Uarlen Becker; “Neva”, de Guilhermo Calderón; “Três Mulheres Altas”, de Edward Albee; “Sala Azul”, de Aline Santos; “Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã”, de Antônio Bivar e “Fim.”, baseado em textos de Samuel Beckett.

O Curto Teatro é realizado durante a disciplina Projeto de Montagem I, ministrada pelo professor Cicero Lira. Os Projetos contam, ainda, com a orientação dos professores Silvia Monteiro (Direção Teatral I), Marcelo Munhoz (Interpretação para TV e Cinema), Paulo Vinicius (Poéticas Cênicas II) e Doris Beraldo (Orientação Vocal).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURTO TEATRO 2019
Data:
19 de novembro

Peça: Cantares ao meu Povo
Autor: Baseado em obra de Solano Trindade
Elenco: Igor Kierke
Sinopse: A Liberdade, neste texto, é a mais forte de todas as forças. O personagem é um poeta que acompanha uma sequência de batalhas, desde o surgimento dos Quilombos até quando os povos negros já não podem ser mais escravizados.

Peça: O Homem-Travesseiro – Volume 1
Autor: Martin Mcdonagh
Elenco: Val Hoffmann e Vinicius Serafin
Sinopse: Sem saber o motivo, um escritor é levado para um interrogatório. A polícia, agente de um estado totalitário, acusa as histórias de Katurian de inspirar uma série de crimes cometidos contra crianças. Uma iminente ameaça às liberdades individuais e criativas dão um ar sufocante a esta montagem curitibana de O Homem-Travesseiro.

Peça: In on it
Autor: Daniel MacIvor
Elenco: Arthur Santarosa e Victor Freitas
Sinopse: O texto explora com simplicidade o equilíbrio entre drama e comédia com um olhar metalinguístico sobre o teatro. São três realidades distintas (que se sobrepõem e se cruzam): A PEÇA, que trata da história de Ray; o ESPETÁCULO, onde Brian e Brad discutem a peça e sua relação amorosa e o PASSADO que conta como eles se conheceram e se tornaram amantes.

elenco_12-dias-de-sodomaPeça: 12 Dias em Sodoma
Autor: Uarlen Becker
Elenco: Gustavo Piaskoski
Sinopse: O espetáculo teatral nos leva a refletir: Será que vivemos em Sodoma onde tudo é permitido? Terra sem lei, crimes, roubos, sangue e sodomia… Não nos surpreendemos mais com isso. Dizem, que ainda hoje, vivemos como a cidade que há tanto tempo foi consumida pelo fogo. Será que vivemos em uma Sodoma contemporânea ou somos a própria Sodoma?

Título: Neva
Autor: Guilhermo Calderón
Elenco: Bruno Ducate, Milena Ricato e Raquel Queiroz
Sinopse: Domingo, 22 de janeiro de 1905. Dentro de um teatro em São Petersburgo, um grupo de atores esperam a chegada do resto da companhia para começar o ensaio. Enquanto isso, nas ruas, o massacre que marcou o início da Revolução Russa acaba de começar. São as angústias desse paralelo que o diretor e dramaturgo chileno nos propõe com a peça.

Peça: Três Mulheres Altas
Autor: Edward Albee
Elenco: Isabela Maria, Isabella Artigas e Izadora Artigas
Sinopse: A peça reflete de uma maneira cômica e ao mesmo tempo cruel sobre a vida humana na perspectiva de três mulheres de diferentes gerações – uma na juventude, uma na meia idade e uma próxima à morte.

elenco_sala-azulPeça: Sala Azul
Autor: Aline Santos
Elenco: Aline Santos
Sinopse: Luna é uma mulher muito romântica que acredita em um conto de fadas. Buscando o amor, encontra muitos obstáculos para ser feliz. Em uma jornada pessoal vai se descobrindo e tomando um rumo que não pensava ser possível

elenco_abre-a-janela-e-deixa-entrarPeça: Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã
Autor: Antônio Bivar
Elenco: Mariana Rodrigues e Paula Todesco
Sinopse: Duas mulheres condenadas à prisão perpétua dividem a mesma cela em uma ilha. Heloneida é uma grã-fina e Geni é uma pobre coitada. Elas reveem suas vidas interrompidas transitando entre a loucura e a razão.

elenco_fimPeça: Fim.
Autor: Baseado em textos de Beckett
Elenco: Alini Maria, Isabella Mello e Lucas Ribeiro
Sinopse: A montagem apresenta uma colagem de peças de Samuel Beckett e propõe uma reflexão acerca do tempo. É sobre espera, angústia e um fim inevitável, que parece estar tão perto, mas ainda assim tão longe.