Destaque - 08 ago 2018

PUCPR apresenta a terceira edição do Átrio dos Gentios

Com a participação de grandes nomes, evento estimula diálogos pluriculturais sobre o Sentido da Vida

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR promove o Átrio dos Gentios, que oferece à comunidade uma intensa programação de debates e reflexões sobre o tema Sentido da Vida, com o diálogo entre crentes e não-crentes. O encontro, que é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, acontece nos dias 03, 04 e 05 de setembro, no Câmpus  Curitiba da Universidade. As inscrições podem ser feitas aqui.

De acordo com Fabiano Incerti, diretor do Instituto Ciência e Fé, “chegamos ao terceiro ano de um evento que tem pleno significado para nossa Instituição, na busca constante que fazemos de amadurecimento e significado da vida. Vivemos em um tempo de mudanças e ressignificação de algumas questões humanas, e o que buscamos com este evento é promover o diálogo entre visões distintas, sobre temáticas que tocam o sentido da vida”.

Com convidados nacionais e internacionais, a programação do Átrio dos Gentios aborda questões sobre cinema, projeto de vida, saúde mental, e suas interfaces com o Sentido da Vida.

Nos dias 3 e 5 de setembro, o cineasta Guto Pasko realiza a sessão comentada de trechos do seu filme “Ivan – De Volta para o Passado” que apresenta a história real de um imigrante ucraniano que retorna à sua terra natal muitas décadas depois. Ainda na noite do dia 03 de setembro, os convidados são a cineasta Marina Person e o ex-prefeito para a comunicação do Vaticano Dario Viganó, que debatem sobre “Cinema e Sentido da Vida”.

O dia 4 começa com o “Diálogo com Estudantes”, com a presença das comunicadoras Amanda Malucelli, Ana Cardoso e Kauanna Batista Ferreira. O evento segue com o “Encontro das Juventudes”, que promove o bate-papo entre o humorista Fagner Zadra e a jornalista Ana Flavia Silva sobre projeto de vida. Encerrando a noite, a jornalista Sônia Bridi e o teólogo tcheco Tomáš Halík se encontram para refletir sobre “Mundo, Sentido e Transcendência”.

No dia 05 de setembro, o seminário, voltado para educadores, trará como tema “Vida Universitária e Saúde Mental”, com o psicólogo Marcelo Veras. O evento encerra-se no “Átrio Cultural” com show do cantor e compositor Almir Sater, no Teatro Tuca, da PUCPR, no dia 05.

Toda a programação, exceto o show, é gratuita e voltada para todos os públicos. Para conferir mais informações e a programação completa do evento, clique aqui.