Destaque - 15 ago 2019

PUC Night Run incentiva ex-estudante a praticar corrida

Programa de treinos oferecido pela PUCPR foi empurrão que o egresso precisava para deixar hábitos sedentários

Reduzir o tempo e fazer uma boa corrida. Esses eram os objetivos do engenheiro mecânico Angelo Nestor Jabace Stenzel, 37, quando se inscreveu para o PUC Night Run, que acontece dia 24 de agosto. Após três meses de treinamento, Angelo percebeu que os objetivos poderiam ser ainda mais desafiadores. Com seis quilos a menos do início dos treinos e mais disposição, o egresso da instituição afirma estar preparado para a corrida e pretende continuar com a atividade física depois do evento.

“Pretendo concluir a corrida da melhor forma possível e continuar praticando o esporte posteriormente”, avalia Stenzel, que aponta melhora no condicionamento físico como principal benefício, embora as vantagens vão além da perda de peso.

“Nesses últimos meses não apenas minha qualidade de sono melhorou como também minha disposição para realizar tarefas diárias. Agora já não acordo muito durante a noite, então tenho mais energia quando me levanto”, afirma.

Primeiros passos

O engenheiro, que “nunca foi de fazer esporte”, decidiu convidar sua esposa, Rubia Mey de Sampaio Stenzel, também ex-estudante da PUCPR, para praticar os treinos e a corrida. Ele conta que já praticou corrida há cerca de três anos, mas acabou parando. “Quando recebemos o convite da PUCPR para a inscrição, decidimos fazer não apenas a corrida, como também a preparação disponibilizada para os ex-alunos e colaboradores, algo que tem ajudado muito estudante muda de hábitos graças a PUC Night Runnesse período”, explica.

Entre as atividades do programa estão uma avaliação física, exercícios individuais e em grupo – durante a semana na PUCPR e aos sábados no Parque Barigui. Os participantes também têm acesso a uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de enfermagem, educação física, nutrição, fisioterapia e farmácia, disponíveis para atendimento.

Angelo destaca a importância de manter o hábito mesmo após o PUC Night Run. “São três, quatro vezes na semana que fazem muita diferença no longo prazo. São pequenas mudanças de atitude que alteram não apenas nossa saúde, mas nossa vida por completo. A corrida será apenas um começo”, conclui.

Atrações do evento

A PUCPR promove no próximo dia 24 de agosto a edição do PUC Night Run 2019. A corrida de rua é voltada a estudantes, egressos, familiares, colaboradores e à comunidade. As inscrições estão disponíveis e podem ser feitas pelo site https://www.pucpr.br/pucrun/.Os valores variam entre R$35,00 e R$95,00, conforme a categoria, idade e lote da compra. Todos os atletas que completarem o percurso receberão medalha e os primeiros colocados de cada categoria recebem um troféu.

A concentração para o PUC Night Run acontece a partir das 17h, no portão 02 do estacionamento da universidade. Para o dia, a PUCPR preparou atividades para toda a família, além de um espaço para o público infantil.

O Hospital Marcelino Champagnat e o curso de Educação Física da PUCPR farão análises individualizadas com os participantes no dia da corrida para saber a redução do risco de óbito com a prática da atividade física. Os dados individuais serão enviados via WhatsApp e além de dicas gerais de nutrição e psicológica.

Serviço: PUC Night Run

Data: 24/08/2019