Destaque - 19 set 2018

Projeto Marista Legal é finalista em premiação do InteliJur

Série de vídeos e podcasts foi produzida com trabalho de docentes, técnicos e estudantes

Um projeto desenvolvido pelo setor jurídico do Grupo Marista em parceira com a Escola de Comunicação e Artes da PUCPR está entre os finalistas da premiação de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos 2018, promovida pelo portal InteliJur. O reconhecimento é parâmetro e inspiração para os Departamentos Jurídicos de empresas de todo o país.

O Marista Legal – OAD (orientações à distância) surgiu por conta de recorrentes questionamentos destinados ao Departamento Jurídico e consiste em uma série de produtos, entre vídeos e podcasts, com explicações sobre os principais processos nesse âmbito realizados internamente pelos colaboradores do Grupo.

A ideia de trazer essas informações em formato audiovisual foi sugerida pelo gerente da ECA, Luiz Andrioli, quando, ao ser acompanhado pelo diretor jurídico Bruno de Castro Orloski no programa de mentoring do Marista, percebeu a necessidade e viabilidade da produção de conteúdo didático. Ele também coordena o Laboratório de Comunicação Social (LabCom) da Universidade, onde os materiais foram produzidos.

Inicialmente, foram levantados os problemas mais comuns na rotina da instituição como gestão de contratos, comportamento profissional e responsabilidades civis.

A partir daí, quatro estudantes de Jornalismo (Henrique Zamforlim, Jaqueline Dubas, Barbara Schiontek e Gabriel Airto), sob orientação do professor Miguel Angelo Manasses, elaboraram pré-roteiros acerca de cada um dos temas com o objetivo de simplificá-los. Enquanto isso, os advogados designados a ministrar as aulas, participaram de oficinas de expressão vocal e corporal com as professoras do curso de teatro Doris Beraldo e Silvia de Moraes Monteito Pazzello, respectivamente.

A finalização dos produtos foi realizada com o trabalho integrado de todos os profissionais e estudantes juntamente com os técnicos Willian Zuclinski, Gilberto Antoniacomi e Luciano Silveira.

Para Luiz Andrioli, esse projeto “reforça a importância do LabCom e Escola de Comunicação e Artes como produtores de conteúdo de qualidade”, além de possibilitar a “experiência profissional a acadêmicos”.

Confira a lista de temas trabalhados nos vídeos e podcasts:

1. Assédio Moral;
  2. Medidas disciplinares;
  3. Jornada de Trabalho;
  4. Estágios;
  5. Tratamento Especial;
  6. Questões Disciplinares;
  7. Responsabilidade Civil no ambiente hospitalar;
  8. Prontuário Médico;
  9. Gestão de Contratos;
  10. Responsabilidade Civil no ambiente escolar;
  11. Responsabilidade Civil no ambiente universitário.

Podcasts

1. Reforma Trabalhista;