Destaque - 09 dez 2019

Projeto “Litoral Saudável” une PUCPR e Prefeitura de Matinhos em atendimento à população

Estudantes da ECV foram até o litoral vivenciar a futura profissão

Neste final de semana, estudantes dos cursos de saúde da Escola de Ciências da Vida (ECV) participaram de uma ação com a Prefeitura de Matinhos. O Projeto “Litoral Saudável” oferece atendimentos de saúde tem foco na prevenção de doenças da população do município e teve início em junho de 2019.

Seis estudantes preparados para atendimentos em frente a van
Estudantes chegam preparados para preparar atendimentos

Em equipes multidisciplinares dos cursos de Odontologia (Graduação e Pós-Graduação), Enfermagem, Biologia, Fisioterapia e Gastronomia –e com a presença de professores de cada área– voluntários levam orientações à população visando a promoção de saúde.

“Com atuação em equipes compostas por vários cursos, a visão do estudante se amplia e ele passa atuar em conjunto com os demais profissionais, preparando para o futuro profissional. Além disso, ele passa a conhecer a realidade fora dos muros da Universidade, o que traz amadurecimento e, ainda, pode aplicar seus conhecimentos junto a comunidade atendida” explica o professor Ernesto Josué Schmitt, de Odontologia, um dos responsáveis pela organização.

Entre os serviços oferecidos estavam avaliação de glicemia e pressão arterial, orientações para a saúde bucal e auriculoterapia. Também foram realizadas visitas a pacientes restritos ao leito. Por fim, participantes ainda integraram o Mutirão da Dengue e o mapeamento e cuidado da restinga.

Estudantes durante atendimentos
População de todas as faixas etárias são atendidas

Em agosto, a parceria entre ECV e Prefeitura do município teve a primeira ação: o Projeto Bem Nascer, com participação de seis acadêmicos de Enfermagem e oito de Odontologia. Em um evento que reuniu mais de 300 pessoas, eles apresentaram palestras e orientaram cidados para gestantes e recém-nascidos.

Já em setembro, futuros enfermeiros e biólogos deram orientações sobre DSTs, diabetes, hipertensão, destinação de lixo e saúde bucal, além da prestação de atendimentos na escola municipal Elias Abrahão.

Mesa com aparatos de odontologia
Preparação é pensada para tornar orientações efetivas