Iniciação Científica

Iniciação Científica - 04 mar 2021

Projeto da Feira de Ciências Jr. da PUCPR é indicado a evento nacional

Abrigo emergencial para pessoas em situação de rua participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

A Feira de Ciências Jr. da PUCPR chegou à 5ª edição em 2020 em um formato online, reunindo estudantes do ensino fundamental para desenvolverem pesquisas e projetos sob a supervisão de professores-tutores em seus colégios. Uma das iniciativas, um abrigo emergencial para pessoas em situação de rua, foi indicada para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, Thiago de Oliveira, Leonardo das Neves e Udson Ribeiro, sob supervisão do professor Gesse Ferreira, com o objetivo de proteger pessoas em situação de rua do frio intenso de Curitiba. O abrigo, construído a partir de uma estrutura feita de  caixas de leite, mantém uma temperatura interna até 5 graus mais quente do que a temperatura ambiente.

A Feira do último ano levava o tema “Cidades Inteligentes”, e o abrigo foi proposto de acordo com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: o de Consumo e Produção Responsáveis. O projeto ficou em primeiro lugar na classificação geral e foi escolhido para representar a PUCPR na FEBRACE, promovida pela Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 15 a 27 de março deste ano.

Entenda como o abrigo emergencial é produzido: