Projeto Comunitário

Projeto Comunitário - 29 jun 2018

Projeto em parceria com o Sebrae é finalizado com feira para venda de materiais

Projeto piloto foi aplicado na Escola Municipal Noely Simone de Ávila por acadêmicos da Escola de Negócios

A parceria entre a PUCPR e Sebrae iniciou-se em março, com a formação de 12 acadêmicos da Escola de Negócios no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Após a formação de 28 horas ofertada pelo Sebrae, esses estudantes aplicaram seus conhecimentos ministrando oficinas lúdicas sobre empreendedorismo para alunos de 1º, 3º e 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Noely Simone de Ávila, totalizando 72 horas, carga que também inclui a disciplina Projeto Comunitário.

Como uma forma de materializar os aprendizados obtidos durante o projeto aplicado na Escola, as crianças, PUCPR e SEBRAE firmam parceria em projeto de empreendedorismojuntamente com os acadêmicos da PUCPR, realizaram uma feira, no último dia 21, para vender os materiais produzidos durante as oficinas ministradas pelos acadêmicos.

De acordo com a Diretora da Escola, Tatiane Cristine de Almeida Corrêa, logo que a proposta de realização do projeto na Escola foi apresentada, o aceite foi imediato. “O empreendedorismo na infância é importante, pois eles já têm o negociar desde criança. Até mesmo em relação aos brinquedos. As crianças compraram a ideia, participaram, produziram os materiais com capricho. Eles gostaram e a gente também”, comenta Tatiane.

Após a feira, as crianças decidiram o que será feito com o dinheiro arrecadado com a venda. As sugestões foram de colocar balanços no parquinho ou colocar traves de futebol na quadra.

Para Thaís Cristiane de Assis, acadêmica do 5º período de Marketing, esse projeto também foi uma oportunidade de passar conhecimentos que ela obtém na graduação. “Por mais que o empreendedorismo para muitos esteja ligado à administração, eu que faço Marketing e lido com negócios, também tenho muito contato com isso. Passar o que eu aprendi na graduação para crianças da educação infantil é bem legal, claro que precisamos adaptar a linguagem, leitura e conceitos, mas dá para ver que elas conseguem entender e processar isso de um jeito mais lúdico”, destaca.

Thaís ainda completa: “A proposta do projeto é maravilhosa porque vai ensinar para as crianças, desde pequenas, o que é o empreendedorismo e como elas podem aplicar isso na vida delas. Mostrar que elas podem mudar suas realidades, que tem um caminho alternativo, é muito legal”, finaliza.

A acadêmica Amanda da Silveira, do 5º período de Administração, revela que escolheu o projeto para ter a oportunidade de vivenciar uma realidade diferente do que está acostumada. “Chegar aqui na Escola, lidar com as crianças, com um projeto assim, foi desafiador. Apesar de algumas dificuldades que tivemos, conseguimos adaptar algumas coisas e no fim deu tudo certo, eles participaram e gostaram bastante”.

O projeto, que foi um piloto, pretende ser ampliado para o próximo semestre, englobando mais acadêmicos de todos os cursos de graduação da PUCPR e assim atingindo mais escolas da rede municipal e estadual de ensino.