Notícias - 25 set 2018

Projeto Comunitário em família

Envolvimento de estudante em atividade no Hospital Colônia Adauto Botelho resulta na participação de sua mãe na ação social

No primeiro semestre deste ano, a acadêmica do curso de Ciências Contábeis Leeana da Silveira Aguirre realizou seu Projeto Comunitário no Hospital Colônia Adauto Botelho. Além de participar da atividade, ela levou sua mãe para acompanhá-la.

Driely Andrade Ferreira, responsável pelas atividades do projeto na instituição, conta como tudo começou: “Como em todos os semestres, os acadêmicos vieram para participar da ação em que se inscreveram. Porém, neste ano, começamos o Desafio das Instituições, uma proposta nova em que os acadêmicos atenderiam nossas demandas ligadas ao planejamento estratégico da instituição.”

Ela ainda conta que, mesmo com os acadêmicos atuando na gestão do hospital, achou importante levá-los para conhecer os pacientes. “Logo no primeiro dia levei todos eles para conhecerem as atividades que os outros grupos de acadêmicos realizavam. No primeiro momento, ficaram meio apreensivos, mas depois gostaram muito”, lembra.

Já nesse contato inicial, a estudante Leeana mudou sua visão a respeito dos pacientes atendidos pela instituição.  “Convivendo, vi que a loucura é apenas uma condição daquelas pessoas e não o que as define. Conheci pessoas extraordinárias que estão passando por uma fase ruim, mas são banalizadas pela sociedade e até mesmo por familiares”, destaca.

Além de adquirir essa nova forma de pensar, a acadêmica dividiu a experiência com sua mãe: “Ela quis participar da ação pois eu chegava todo sábado e contava como tinha sido legal e como tinham pessoas incríveis lá, que ela adoraria conhecer e se surpreenderia positivamente, como aconteceu comigo”, comenta. “Mudou totalmente o meu jeito de pensar quando se fala em transtorno psiquiátrico. Talvez, se não fosse no projeto comunitário, eu nunca teria esse contato com nenhuma instituição assim, pelo meu pré-conceito” finaliza.

Driely conta que muitos acadêmicos, mesmo após o término da atividade, continuam contribuindo com a instituição. Além disso, ressalta a importância que as visitas têm para os pacientes.