Destaque - 28 maio 2020

Projeto Comunitário cria alternativas para atividades durante a quarentena

Ações que eram práticas, em instituições sociais, precisaram ser repensadas e agora ocorrem de outras formas, como no Call Center da Prefeitura de Curitiba.

Projeto Comunitário PUCPR
Estudantes da PUCPR exercem atividades do Projeto Comunitário no Call Center da Prefeitura de Curitiba.

Com a pausa nas ações sociais práticas do Projeto Comunitário, por conta da quarentena, outros tipos de atividades precisaram ser pensados e desenvolvidos. Um deles foi a atuação de estudantes de Medicina da PUCPR, que participam do projeto, no Call Center da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Lá, eles fazem o atendimento e esclarecimento de dúvidas da população em relação à Covid-19, e podem dar continuidade às ações do Projeto.

Em meio à pandemia que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, os estudantes viram a ação como uma oportunidade de colocar a solidariedade em prática e ajudar o próximo. É o caso de Taynara Lopes dos Santos, estudante de Medicina que participou da ação. “Eu senti que, durante este momento difícil, esta era uma oportunidade de exercer um pouco da minha futura profissão. As redes sociais trazem muitas informações que podem influenciar de forma negativa quando tratam de inverdades. Assim, vi no Call Center a oportunidade de contribuir na propagação de informações de forma positiva, com embasamento teórico e a partir de fontes confiáveis”, conta a acadêmica.

Taynara também explica que foi uma situação de muito aprendizado, inclusive sobre o contato e a comunicação com a população. As informações passadas pelo telefone deixavam as pessoas mais tranquilas, acalmando a ansiedade de quem entrava em contato com a Central. “Foi uma ação que trouxe muito aprendizado e, de uma forma bastante peculiar, com um gostinho extra de solidariedade pela troca de experiência, mesmo à distância, diante de um cenário tão inusitado e apreensivo como o atual”, observa.

Projeto Comunitário PUCPRAtendimento telefônico da Prefeitura

O Call Center da SMS foi criado para tirar dúvidas de pessoas que apresentam sintomas gripais e queiram obter orientações sobre possíveis indícios da Covid-19. Com as ligações telefônicas, além de conseguir informações mais corretas, a população tem acesso à triagem de sintomas respiratórios e a possibilidade de passar por uma teleconsulta com os médicos que participam do projeto, evitando a procura por Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Prontos-socorros em geral, o que pode comprometer a capacidade de atendimento.

A Central Telefônica Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde atende todos os dias, das 8h às 20h, e conta com médicos e outros profissionais de saúde para o atendimento. Para entrar em contato ligue para 3350-9000.