Destaque - 16 ago 2022

Programa de Saúde Espiritual oferece práticas de maneira híbrida

Exercícios de respiração e meditação geram bem-estar e qualidade de vida

A PUCPR, por meio da Diretoria de Identidade da Instituição, oferece o Programa de Saúde Espiritual de interação e intervenção que oferece itinerário de cultivo da espiritualidade por meio de práticas meditativas.

Cada modalidade de meditação possui métodos e conteúdo específicos, mas que convergem para o objetivo de oportunizar experiência de espiritualidade de fomento da cultura do cuidado, gerando bem-estar e qualidade de vida.

Grupos de meditação:

Os encontros de meditação são conduzidos por professores(as) e colaboradores(as) da Diretoria de Identidade da PUCPR. Em 2022 queremos nos adaptar à realidade de retorno às atividades presenciais, criando condições para que os grupos se encontrem com segurança e que as práticas consigam ajudá-los em suas necessidades.

Por isso, esta experiência será desenvolvida de modo híbrido:

Presencial: práticas na sala Thomas Merton | Vagas: 30 (via inscrição) | Público: exclusivo para estudantes e Alumni

Distância: as práticas serão transmitidas simultaneamente (não gravadas) | Plataforma: Sympla Streaming (zoom) | Vagas: 200 | Público: toda comunidade

Cada encontro tem duração de até 60 minutos.

CONFIRA AS MODALIDADES:

Exercícios de Respiração e Concentração

Algumas técnicas de respiração podem favorecer o processo de concentração e melhorar a qualidade de vida durante a jornada de estudos. Nestas práticas vamos aprender a respirar melhor e a cuidar de si.

Facilitadora: Diana Chao Decock

Horário: das 18h às 18h40

Dia: Terças-feiras

Agosto: 23 e 30

Setembro: 06, 13, 20 e 27

Outubro: 04 e 18

As inscrições para a modalidade presencial podem ser feitas aqui e para a transmissão ao vivo aqui.

Exercícios Espirituais Inacianos

Método desenvolvido por Santo Inácio de Loyola que propõe por meio da contemplação ativa uma lógica de conhecimento existencial.

Facilitadora: Andreia Serrato

Horário: das 17h às 18h

Dia: Quartas-feiras

Agosto: 24, 31

Setembro: 14, 21, 28

Outubro: 05, 19, 26

Exercícios de Atenção Plena

Os exercícios de atenção plena poderão auxiliar na concentração e no manejo das emoções. Vamos aprender a estar presente e ter maior consciência sobre o corpo e a mente.

Facilitador: Valcir Moraes

Horário: das 11h30 às 12h15

Dia: Quartas* e Quintas-feiras

Agosto: 24, 31 (quartas*)