Escola de Negócios

Escola de Negócios - 13 nov 2019

Professores da Escola de Negócios participam de treinamento na Bulgária e Grécia

Projeto internacional aborda empreendedorismo social e inovação social para jovens

professores-da-escola-de-negocios-durante-evento-na-bulgaria

Entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, os professores da Escola de Negócios da PUCPR, Ubiratã Tortato, Mari Regina Anastacio e Sara Regina Hokay, estiveram na Universidade de Varna, na Bulgária, e na KANE Social Youth Development, em Kalamata, na Grécia, para participar de um treinamento voltado à replicação no Brasil de conteúdos e metodologia desenvolvidos por um consórcio internacional.

Por meio da Escola de Negócios e com o apoio da Diretoria de Internacionalização, a PUCPR representa o Brasil no consórcio internacional formado pela Bulgária, Grécia, Namíbia, África do Sul e Brasil. O consórcio é financiado pela União Europeia, dentro do escopo do Programa Erasmus+, e abriga o projeto “Empoderando agentes de mudança: empreendedorismo social e inovação social no setor cidadão (SE-HUB).

A replicação dos conteúdos e da metodologia envolve a oferta de treinamentos no Brasil e o fomento de um HUB local para troca de experiências entre os países envolvidos. O projeto tem duração de 18 meses e conta com um conjunto de atividades com objetivo de capacitar organizações da sociedade civil para a gestão profissional, aliando resultados financeiros com efetivo impacto social; capacitar formadores no campo do empreendedorismo social para atuarem com o desenvolvimento de competências de jovens; desenvolver abordagens de trabalho juvenil em direção ao empreendedorismo social.

A responsável pelo projeto na PUCPR, a Prof.ª Mari Regina Anastácio, explica que, no início do 1º semestre de 2020, algumas das produções previstas e desenvolvidas ao longo do projeto serão disseminadas, como casos de ensino sobre empreendedorismo social mapeados nos diversos países envolvidos no consórcio; e-book sobre empreendedorismo e inovação social; curso aberto online sobre o tema; além de uma plataforma que deverá conectar diversos atores do setor cidadão num HUB local, que posteriormente será integrado com os HUBs dos demais países participantes do consórcio.