Professor - 04 out 2018

Pesquisas premiadas pela FeSBE

Trabalhos destacaram-se em mostra com apresentação de 600 painéis

Dois projetos de estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da PUCPR, orientados pelos professores Luiz Fernando Pereira e Patrícia Maria Stuelp-Campelo, receberam Menção Honrosa, nas categorias Toxicologia e Ensino, História, Filosofia da Ciência e Divulgação Científica, na XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). O evento foi realizado de 2 a 6 de setembro, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

A pesquisa sobre toxicologia, intitulada Evaluation of mesoionic compound 4-phenyl-5- [4-nitrocinamoyl] -1,3,4-thiadiazolyl-2-phenylamine chloride (MI-D) in the angiogenesis processes employing chorioallantoic membrane (CAM) as a model, foi desenvolvida pelo estudante Ian Rodrigo Stoltz, com a colaboração de colegas de curso, docentes e pesquisadores vinculados à PUCPR, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Centro de Pesquisa em Oncologia (CPOM) do Hospital de Câncer de Barretos. Já o trabalho Development of an app of Biochemistry technical terms glossary for students foi produzido pelo agora egresso Alessandro Arnold Halama, com orientação e revisão de professoras da PUCPR.

Outros dois projetos foram exibidos durante o evento: a estudante Gabriela Mondini, orientada por Selene Elífio-Esposito, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), apresentou pôster sobre pesquisa na área de oncologia experimental e clínica, enquanto o estudante Leandro Taborda da  Rocha, também orientado por Pereira, apresentou painel sobre pesquisa na área de ciências de animais de laboratório. Ao todo, mais de 600 painéis integraram a mostra.

*Legenda da imagem: professor Luiz Fernando Pereira junto aos estudantes que expuseram trabalhos no evento.