Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 01 nov 2017

Professor da PUCPR visita a UFAL para discutir parceria científica em doenças urbanas

Fabio Teodoro de Souza ministrou palestra na instituição

O professor Fabio Teodoro de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR, visitou recentemente o Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o objetivo de prospectar parceria científica e estudos comparativos entre cidades do Paraná e de Alagoas. Souza coordena dois projetos de pesquisa com ênfase ao entendimento da relação entre doenças urbanas e os padrões de ocupação das cidades.

Um dos projetos de pesquisa visa elucidar a relação entre qualidade do ar e doenças respiratórias. Modelos de previsão de morbidade foram desenvolvidos e podem prever com alta acurácia os níveis de internações hospitalares na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesse sentido, a UFAL tem o interesse de expandir a pesquisa para a Região Metropolitana de Maceió (RMM).

O segundo projeto busca esclarecer os padrões de incidência de dengue e as variáveis ambientais e de ocupação das cidades. A metodologia desenvolvida para as cidades de Foz do Iguaçu e Maringá, também será replicada para Maceió e Arapiraca (Alagoas).

A parceria científica prospecta estudos comparativos entre fenômenos urbanos de interesse à saúde pública nas cidades do Paraná e Alagoas. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET), professor Geógenes Hilário Cavalcante Segundo, organizou as atividades científicas da visita. Os professores Rosiberto Salustiano da Silva Júnior, José Francisco de Oliveira Júnior, Ericka Voss Chagas Mariano e Glauber Lopes Mariano, que também são professores do PPGMET, coordenam as atividades de prospecção da parceria.

Uma das atividades desenvolvidas foi a palestra ministrada pelo professor Fabio Teodoro de Souza na UFAL. No evento foram apresentados modelos de previsão de morbidade e também modelos de previsão de desastres naturais.