Destaque - 09 maio 2018

Professor da PUCPR está entre os quatro jovens pesquisadores de maior destaque no mundo da diálise peritoneal

O professor Thyago Proença de Moraes faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

O professor Thyago Proença de Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), está entre os quatro jovens pesquisadores de maior destaque no mundo da diálise peritoneal.

O professor Thyago (o segundo da direita para a esquerda) e os pesquisadores vencedores do prêmio

Entre os dias 5 e 8 de maio de 2018, na cidade de Vancouver (Canadá), aconteceu o 17º Congress of the International Society for Peritoneal Dialysis, o maior congresso mundial da área. Nesse ano, a Sociedade para Diálise Peritoneal, juntamente com o Editor Chefe do jornal Peritoneal Dialysis International, escolheram os quatro jovens pesquisadores de maior destaque no mundo da diálise peritoneal durante os dois anos que antecederam o evento. Foram escolhidos, por ordem alfabética: Annie-Claire Nadeau-Fredette, do Canadá; Johan Morelle, da Bélgica; Yeoungjee Cho, da Austrália e Thyago Proença de Moraes, do Brasil, representando a PUCPR.

O professor Thyago falou sobre os trabalhos que realizou ao longo dos últimos nove anos (desde quando publicou o primeiro artigo) e o impacto que eles tiveram para a visibilidade do Brasil e da PUCPR, impacto para os pacientes e também na formação de novos pesquisadores. Durante a apresentação nessa plenária, que ocorreu no último dia do congresso, ele fez questão de homenagear especificamente o professor Roberto Pecoits, também da PUCPR, pela parceria de dez anos, e a professora Silvia Ribeiro, docente da PUCPR e sua esposa.