Bolsas e financiamentos

Bolsas e financiamentos - 21 mar 2019

Prazo para renovação do FIES tem início

Com a etapa de ajustes acadêmicos finalizada, o processo de aditamento com os cursos para estudantes que utilizam Fies (Programa de Financiamento Estudantil do MEC) teve início para aqueles com aproveitamento acadêmico de 100% das disciplinas. Até o próximo dia 10 de abril, eles receberão um e-mail da PUCPR com a confirmação da solicitação pela instituição de ensino (IES).

Após a solicitação por parte da IES, o acadêmico receberá um e-mail e um SMS do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) informando que o aditamento está disponível.  Em seguida, deve acessar o sistema do FIES, conferir e atualizar todos os dados.

Durante a conferência da semestralidade, é importante atentar apenas ao valor da Semestralidade atual com desconto, ou seja, o preço efetivamente pago no semestre de referência.

Somente em seguida o estudante deve confirmar o aditamento e salvar o comprovante de aditamento de renovação gerado e protocolar via sistema.

Para aditamentos não simplificados, é importante ficar atento aos prazos de comparecimento ao banco, sendo de responsabilidade do estudante o comparecimento à agência bancária com a DRM para emissão do termo aditivo de contrato. Após a realização desse procedimento é necessária a entrega da cópia desse documento na instituição de ensino.

Também é de extrema importância manter seu número de telefone celular atualizado, pois o FNDE enviará um código via SMS para a confirmação de seu aditamento.

*Os acadêmicos que firmaram contrato em 2018 ainda não têm  liberação dos aditamentos por parte do agente operador e devem aguardar essa confirmação para dar início ao processo.

Atenção!

Caso tenha algum ajuste acadêmico pendente, o acadêmico deve rejeitar o aditamento e entrar em contato para correção dos valores nos prazos estabelecidos. Uma vez confirmado, não será possível realizar quaisquer alterações no valor do aditamento.

O não comparecimento nos prazos de acordo com o cronograma do MEC poderá ocasionar o cancelamento do aditamento e posterior estorno dos valores utilizados.

Aproveitamento acadêmico inferior a 75%

Estudantes com aproveitamento acadêmico inferior a 75% receberão um e-mail informando-os que realizem, via IGER, a justificativa pela não obtenção do rendimento acadêmico para que seja analisado pela CPSA. Aqueles que não tiveram rendimento acadêmico suficiente por mais de 2 vezes poderão ter o seu financiamento rejeitado pela instituição de ensino, conforme previsto em PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011.

Pendências de Renovação

Estudantes que não conseguirem validar dados no SisFies por conta de erros no sistema deverão abrir chamado no fale conosco do FNDE e trazer impressa a tela do erro e o comprovante de abertura do chamado com o respectivo número no SIGA, de acordo com Câmpus e prazos estabelecidos. Assim que sua situação for regularizada, devem solicitar à CPSA  que realize novamente seu aditamento. Caso contrário, terá a cobrança do valor antecipado.