Destaque

Destaque - 06 fev 2020

PÓSPUCPR: uma arquiteta multi e inquieta

Formada em Arquitetura, Taise já assumiu funções de engenharia e gestão

Taise é uma arquiteta e urbanista que nunca se contentou apenas com sua formação. Aos 17 anos e em busca de uma boa universidade para cursar Arquitetura e Urbanismo, Taise saiu de Sorriso, no Mato Grosso, para viajar 2 mil quilômetros até Maringá, no Paraná, depois que passou na UEM – Universidade Estadual de Maringá.

Foram cinco anos de experiências profissionais em diversos escritórios de arquitetura. Mas Taise queria absorver tudo o que poderia: “O curso é muito amplo, abrange várias áreas da arquitetura”, explica. Em 2011, último ano de estudos, começou a estagiar na Constutora Auca.

Ao final da Universidade, já acostumada com a vida longe de sua cidade natal, Taise decidiu que continuaria morando em Maringá. A decisão ficou ainda mais fácil depois que a construtora ofereceu uma vaga efetiva. Foi mais um ano atuando lá.

E foi trabalhando que Taise deu de cara com uma nova oportunidade. Durante a execução de projetos em um shopping, ela teve contato com a brMalls, holding que administra shoppings em toda a América Latina. Ela seria analista de qualidade e teria que lidar diariamente com gestão administrativa e de pessoas, algo que nunca tinha feito até então.

Mas Taise não se intimidou e encarou o desafio. Juntamente com a nova função ela inciou sua primeira pós-graduação: um master em Arquitetura no IPOG, que foi seguido de uma especialização em lighting.

Uma nova jornada começa em 2014, quando ela decide prestar um concurso público e é aprovada para ser arquiteta e urbanista na Prefeitura Municipal de Pitanga (PR). As novas demandas da função fizeram com que Taise sentisse a necessidade de se especializar em uma nova área. Foi então que ela teve o primeiro contato com a Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR. “Meu primeiro contato com a pós foi com o coordenador, que é Major do corpo de Bombeiros e especialista na área de prevenção, o que já dá uma segurança em relação ao curso ofertado”, conta.

“Era necessário realmente ir atrás do conhecimento, não poderia apenas ir para aula.”

Com aulas quinzenais, exercícios levados para casa e aulas repletas de conteúdo, a intensidade do curso surpreendeu: “era necessário realmente ir atrás do conhecimento, não poderia apenas ir para aula”, relata Taise. Outra surpresa positiva foi a escolha e exigência dos professores, além da organização do curso.

Trabalhando na área pública, o impacto de seu trabalho na vida das pessoas foi percebido e a área de atuação passou a se tornar cada vez mais interessante e promissora.

Como ficar parada não é uma opção para Taise, ela agora faz uma outra pós-graduação EAD em Gestão Pública, sempre pensando nos planos para o futuro, que incluem possibilidades como abrir uma empresa própria ou assumir um cargo em outros órgãos públicos. Como a própria Taise gosta de dizer, “nós precisamos de desafios”.

A PUCPR oferece mais de 200 cursos de Especialização em modalidades presencial, semipresencial e EAD. Todos pensados para formar e capacitar profissionais com múltiplos caminhos à sua disposição.