Planeta PUC

Planeta PUC - 07 jun 2018

Planeta PUC 2018 segue até sexta (09)

Evento acontece até sábado (09) e espera receber mais de 20 mil visitantes

Crédito: Edjane Madza.

Robô que faz algodão doce, jogos de realidade virtual, balanços para descanso, júri simulado, pílulas filosóficas, oficinas de música e até um passeio em um carro elétrico. São diversas as atrações que os 71 cursos da PUCPR prepararam para os visitantes do Planeta PUC 2018. Neste ano, as atividades tem o objetivo de entreter os participantes e proporcionar vivência na carreira que o estudante pretende seguir. A Feira de Profissões da Universidade, que começou nesta quinta (07) às 08h, acontece até sábado (09) e espera receber cerca de 20 mil visitantes ao longos dos três dias. Além de entrar em contato com o universo acadêmico, os participantes poderão tirar dúvidas com professores, coordenadores e futuros colegas.

Segundo o vice-reitor da PUCPR Vidal Martins, o Planeta PUC 2018 traz diversos avanços aos visitantes. “Neste ano está mais fácil dos estudantes fazerem o percurso e conhecerem melhor o que a Universidade proporciona”, diz. Com relação ao conteúdo da Feira, o professor conta que está ainda mais interessante.  “A PUCPR tem como diferencial oferecer além de cursos profissionalizantes, uma experiência universitária ampla, que envolve pesquisa, internacionalização, empreendedorismo, questões humanitárias e uma série de oportunidades. Isto está cada vez mais visível no evento. Eu tenho uma expectativa que os estudantes consigam perceber esse universo mais amplo e perceber que a PUCPR é a melhor escolha que eles têm”, avalia.

Crédito: Edjane Madza.

A professora Viviane Tetu, que está no estande de Orientação Vocacional do Planeta PUC 2018 e é professora do curso de Psicologia da Universidade, conta que os estudantes apresentam muitas dúvidas sobre áreas e cursos bem distintos. “Muitos têm interesses em áreas completamente diferentes. Isso demonstra que, primeiramente, eles não conhecem a si mesmos, e segundo, sobre os cursos que são oferecidos pelas universidades. Neste quesito, a Feira é uma ótima oportunidade, já que eles podem esclarecer todas as dúvidas sobre as possibilidades de graduação e também conhecer os novos cursos”, ressalta.

Para aqueles que não sabem que caminho seguir, a psicóloga da PUCPR alerta que o primeiro passo é buscar o autoconhecimento. “A pessoa precisa identificar suas habilidades, interesses e anseios”, explica. A segunda iniciativa, para Viviane, deve ser investigar e descobrir todas as informações sobre os cursos da área de desejo. “O ideal é que eles perguntem aos mais experientes sobre a parte boa e a ruim da profissão, salários, a grade curricular do curso, se terão que estudar bastante durante o percurso etc. Quanto mais eles souberem antes de iniciar o curso, melhor”, relata. Por último, é indicado que os estudantes despertem a curiosidade e conheçam as novas opções de graduação que aparecem no mercado. Uma boa opção, segundo a professora, é procurar a orientação vocacional. “Na Universidade, oferecemos o serviço no Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelos telefones (41) 3271-1663 e (41)3271-2428”, informa.

Tradição que agrega valor

Além das inovações da Feira, há também as tradicionais experiências do evento como o campeonato de robôs, os games produzidos por estudantes de Jogos Digitais e o minicurso de reanimação cardiopulmonar em manequins, produzido pelo curso de Medicina da PUCPR. Para Camila Hartmann, professora da graduação, os participantes se interessam primeiramente pelo visual, depois entendem o que está acontecendo e então se inscrevem para participar. “O principal objetivo desta atividade é iniciar um suporte básico de vida para leigos, para que qualquer um saiba atender corretamente alguém que esteja parado sem se mexer no chão. O minicurso, além de treinar pessoas para fazer um primeiro atendimento, é um atrativo para os estudantes se interessarem ainda mais sobre o curso e visitarem o estande de Medicina. É o primeiro contato que ele terá com a profissão: atuando como protagonista e salvador de uma vida”, explica. O estimado é que até sábado (09) aproximadamente mil pessoas façam o minicurso de reanimação cardiopulmonar.

Crédito: Edjane Madza.

Quem quiser conhecer a estrutura da PUCPR poderá também fazer o PUC Tour, uma visita guiada por carro elétrico. Para conferir a programação completa do Planeta PUC 2018, baixe o aplicativo POCKET PUCPR e clique no menu esquerdo, o item “Programação”.

Planeta PUC – Feira de Cursos e Profissões da PUCPR
Datas: 7, 8 e 9 de junho
Horários: Quinta (07/06) e sexta (08/06), das 8h às 21h | Sábado (09/06), das 8h às 16h
Local: Complexo Esportivo da PUCPR – Câmpus Curitiba.