Notícias - 06 set 2019

Pesquisador do PPGF realiza conferência sobre Corrupção

"Corrupção e Anticorrupção: discurso e legalidade a partir da filosofia da linguagem" foi o tema da conferência de Léo Peruzzo em congresso

leo-peruzzo-ministrando-conferencia-sobre-corrupcao-em-congresso-internacional

Na última terça-feira (03/09), Léo Peruzzo, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ministrou a conferência “Corrupção e Anticorrupção: discurso e legalidade a partir da filosofia da linguagem”. A conferência aconteceu no III Congresso Ibero-Americano de Direito Penal e Filosofia da Linguagem, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Conforme afirmou, “a abstração normativa engendrada pela ‘corrupção’ não persuade apenas a ânsia filosófica entre corruptores, mas serve para mascarar e revelar um problema de caráter semântico (linguístico). É neste locus linguístico que os Tribunais pautam suas análises para combater uma questão cuja natureza, no senso comum, é atribuída a um problema social e cultural”.

Reunindo pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, a primeira edição do evento, EM 2017, ocorreu em Curitiba e, em 2018, na Universidade de Valência, Espanha. No próximo ano o evento ocorrerá novamente na Espanha, dessa vez na Universidade da Coruña.