Escola de Negócios

Escola de Negócios - 30 nov 2021

Pandemia acelerou a digitalização de empresas e o processo não deve parar por aí

Ambiente digital já tem a presença de startups a empresas mais tradicionais

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A área de Negócios Digitais estuda e desenvolve métodos, técnicas e ferramentas para todos os tipos de negócios no contexto digital.

Intensificado pela transformação digital dos últimos anos, ainda mais evidente por causa da pandemia, o ambiente digital não é mais apenas das startups. Empresas tradicionais têm se preocupado em gerar valor pela adoção de tecnologias e práticas ágeis, além de ampliar canais de atuação com a adoção de meios digitais.

Tanto essas startups, quanto empresas de diferentes portes, públicas ou privadas, que ampliaram (ou pretendem ampliar) o escopo de atuação para o ambiente digital, podem ter resultados positivos por meio dos Negócios Digitais.

Como a pandemia contribuiu para acelerar a digitalização das empresas

A pandemia restringiu o canal de venda presencial, forçando as empresas a intensificarem ou até mesmo anteciparem a virtualização do negócio, por meio de canais alternativos de venda, como redes sociais, sites próprios, marketplaces, entre outros.

Um levantamento realizado com mais de 5 mil empresas, pela plataforma de hospedagem de sites HostGator, mostrou que mais de 50% das empresas passaram a investir no meio digital durante a pandemia. Desses, mais de 60% perceberam aumento nas vendas.

A pesquisa aponta que 28% dos negócios, sendo parte ou o todo, migraram para o ambiente digital durante o período da covid-19. No período da pandemia, mais de 40% tiveram aumento nos acessos de seus sites e meios digitais de venda. A mesma pesquisa mostra que 97% das empresas têm presença on-line, desses, 65% atuam de forma totalmente digital e 32% ainda alternam entre físico e on-line (híbrido).

No levantamento realizado pela HostGator é possível verificar tendências para o setor: mais de 60% dos participantes da pesquisa pretendem aumentar o investimento no formato digital e apenas 7% planeja diminuir.

O Home Office também foi outra mudança importante no comportamento das organizações nestes últimos tempos. Em alguns casos, sua adoção foi praticamente forçada por causa do período mais intenso de pandemia. As empresas precisaram mover seus escritórios para a casa dos colaboradores e depois, para manter a eficiência, adotaram técnicas e ferramentas para digitalização do negócio, como a utilização de cloud, ferramentas para automação de escritório, de processos, ferramentas de comunicação, entre outras.

Como ser um profissional atualizado

A área de negócios digitais está em constante mudança, por isso, ser um profissional atualizado no mercado é essencial. O professor Wesley Marcos de Almeida enfatiza que “ter uma formação sólida em negócio, tecnologia e estatística serve como base para trabalhar em qualquer área, ramo e contexto de atuação, no presente ou futuro”.

Dentre as principais características do profissional com essa formação estão as soft, hard e digital skills. “Aliadas a um perfil crítico, analítico e adaptativo, ele conseguirá uma colocação em qualquer novo contexto no futuro”, completa o docente.

O curso da PUCPR

O curso de Negócios Digitais da PUCPR foi estruturado de acordo com as demandas de profissionais do mercado, empreendedores e especialistas em negócios digitais. Além de contar com profissionais e demandas reais (in), a expectativa é que os estudantes tenham contato direto com as empresas (out), na aplicação de conhecimentos, em atividades de consultoria, entre outros.

O professor Wesley explica que, entre os principais diferenciais, a matriz foi organizada de forma flexível e antenada com as melhores práticas ágeis e de digital learning. Diversas disciplinas contarão com parte da carga horária letiva em sala de aula e parte em formato remoto e assíncrono.

A abordagem do curso priorizará o saber fazer e agir, focando em metodologias “mão na massa”. Para o sucesso da proposta, serão priorizadas as iniciativas de aprendizagem por meio de projetos. As atividades de ensino, pesquisa e extensão proporcionadas pelo curso usarão a estrutura à disposição na Escola (HUB de Empreendedorismo, Estúdio de Economia e Finanças, Núcleo de Pesquisa de Mercado, DataLab), bem como a HOTMILK e demais escolas da PUCPR.

Outro diferencial do curso é que o estudante terá três certificações parciais que serão distribuídas ao longo de sua formação: a 1ª será de Analista de Gestão de Negócios ao final do 1º ano; depois a de Analista de Inteligência de Negócios ao final do 2º ano; e por último a de Cientista de Dados ao final do 3º ano.

Tendências para a área

A proposta de Negócios Digitais demanda da visão ampla e sistêmica da organização, da relação que tem com a sociedade e com o mercado. Para Wesley, a geração de valor para todos os envolvidos (empresa, sociedade e indivíduos) passa pelo domínio de tecnologias. Neste sentido, domínio de tecnologias significa mais do que dominância, mas na integração entre negócio, tecnologia e pessoas, de forma a gerar valor real.

Das tendências tecnológicas, a mobilização de temas como Tecnologia (transformação digital e cultura ágil), Ciência de Dados (Business Intelligence, Inteligência Artificial e Big Data), Empreendedorismo, Liderança e Modelos de Negócios Digitais (Estratégia, Finanças e Marketing em Startups) ajudarão a formar estes profissionais.

Confira o artigo escrito por Rodrigo Nascimento, doutorando em Informática na PUCPR, que trabalha na startup 4KST, que utiliza inteligência artificial para diminuir a incidência de fraudes e inadimplência em sistemas financeiros.

No episódio 30 do podcast Coffee Break o tema da conversa foi “Negócios Digitais: o futuro chegou” Ouça aqui.

Conheça o curso Bacharelado em Negócios Digitais.