Gente da PUC

Gente da PUC - 27 jul 2020

Orientando caminhos para o sucesso

Elaine Bergmann orienta os estudantes em suas carreiras com carinho e instiga o autoconhecimento

Elaine PUC Carreiras
Séria na foto, mas pura simpatia e acolhimento em cada contato: Elaine orienta estudantes que buscam seu espaço no mundo profissional.

“Comigo, estudante tem tapete vermelho”. É assim que Elaine Bergmann começa a descrever seu trabalho como orientadora do PUC Carreiras, setor de empregabilidade do Câmpus Curitiba. Elaine é formada na PUCPR e começou a atuar como colaboradora da Universidade em 1997, em um trabalho que, segundo ela, “dá significado”. Profissional tarimbada, ela participou da implantação do setor de carreiras da Universidade em 2009, quando ainda se chamava PUC Talentos. Desde então, sua missão tem sido colocar os estudantes no mercado de trabalho e dar o maior suporte possível para seu desenvolvimento profissional.

Dentro do PUC Carreiras, além de participar de webinars e palestras, auxiliar na área de estágios e até gravar vídeos com dicas no Instagram, Elaine é responsável pelo atendimento para orientação de carreira. É ela quem auxilia os estudantes a elaborarem os melhores currículos, prepararem-se para entrevistas e encontrarem seus caminhos na vida profissional. “A maioria deles não se conhece muito bem, e o meu trabalho é justamente instigá-los a se descobrirem”, conta Elaine.

Esse trabalho tão minucioso requer diversas habilidades. “Assim que o estudante entra, já sei reconhecer se ele estuda Engenharia, Direito ou Arquitetura”. A facilidade em traçar o perfil dos estudantes se deve aos anos de experiência em atendimento. “Eu brinco que tenho bola de cristal, pois faço análises de personalidade e comportamento que os deixam assustados”, Elaine ri. Para fazer atendimentos de maneira personalizada, a profissional explica que é preciso ter a percepção de quem é o estudante, para criar conexão e confiança com ele. Durante as conversas, ela mescla técnicas de coach, mentoria, orientação e psicologia para trazer o melhor de cada pessoa.

Quem vai ao PUC Carreiras procurando dicas para melhorar o currículo sai de lá instigado ao autoconhecimento e autodesenvolvimento. “Costumo perguntar ‘aonde você quer chegar?’ e percebo que muitos estudantes não têm uma visão a longo prazo. Então, questiono: ‘o que você está fazendo hoje para estar aonde quer daqui a dois, cinco, dez anos?’”. Elaine também procura sempre incentivar a busca por conhecimento e desenvolvimento de hard e soft skills para construção de uma carreira de sucesso.

Por vezes, a orientação profissional acaba esbarrando em anseios e questões pessoais. Nesse caso, Elaine torna-se um ombro amigo e busca aliviar um pouco a pressão que vem do meio social, da família, ou do próprio estudante. “Eles me procuram com muita ansiedade, muita expectativa. Às vezes, eles só precisam de alguém que os ouça”, conta. Durante esse processo, os estudantes encontram o carinho e o tratamento humanizado de Elaine, que se lembra de cada um dos atendidos pelo nome ou até apelido.

Além de oferecer conselhos e incentivos, a orientadora de carreiras também auxilia os estudantes a encontrarem suas tão sonhadas vagas de emprego. Elaine é quem faz a mediação com empresas que procuram por estagiários e colaboradores, direcionando os estudantes às oportunidades que mais combinam com cada perfil. “Quando aparece uma vaga no sistema, já pego minha pasta de currículos e vou indicando”, conta. Mesmo com tantos nomes e rostos, Elaine garante que não se esquece de nenhum, graças às suas anotações e muita organização.

Elaine já ajudou estudantes da PUCPR a entrarem nas grandes empresas dos mais diversos segmentos, de Volvo à Electrolux. Até mesmo vaga no exterior a orientadora já arrumou: Estocolmo, Alemanha… Ela se lembra de uma estudante que sonhava em entrar na Renault, e veio buscar orientações sobre currículo e entrevista de emprego. Uma semana depois, a garota trouxe o pai até o PUC Carreiras para agradecer e mostrar o crachá de colaboradora. “Eu me emociono quando lembro. É essa confiança que eles têm em mim que faz o meu trabalho ser tão gratificante”, conta Elaine, sorrindo.

Ajudar os estudantes a encontrarem seus caminhos e atingirem seus objetivos é o que motiva a orientadora de carreiras. “Nós deixamos marcas onde quer que passamos, e tem estudantes que lembram de mim mesmo depois de dez anos do atendimento. No meu trabalho, sei que estou ajudando as pessoas e que posso fazer a diferença na vida delas, agora e no futuro”. Para desempenhar essa função tão importante da melhor forma possível, Elaine segue seus próprios conselhos: faz cursos, busca especializações e novos conhecimentos o tempo todo, pois estar no PUC Carreiras a desafia todos os dias a evoluir pessoal e profissionalmente, aprendendo com os estudantes enquanto ensina.