Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 25 set 2018

ONU lança o Espaço HUB Local 2030, que contará com parceria da PUCPR

A PUCPR participou na sexta-feira (21) do lançamento do Espaço HUB Local 2030, o primeiro centro local implantado no Brasil e na América Latina, que visa o fortalecimento das ações de convergência da Agenda 2030. O espaço, instalado no polo da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em Curitiba, é conhecido como “Chapéu Pensador”.

Participaram do ato de lançamento do HUB 2030 os professores Jucimeri Silveira, Andrea Brava, André Turbay e Cezar Bueno. O grupo de pesquisadores desenvolverá ações junto ao município de São José dos Pinhais com projetos inovadores, de impacto e transformadores dos territórios vulneráveis, a partir das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além de São José dos Pinhais, outros municípios poderão ser apoiados pela PUCPR na implantação do projeto City Partnerships Challenge (Desafio das Parcerias Urbanas) do Programa Cidades da ONU, coordenado no HUB Local 2030.

A ONU decidiu implantar HUBs locais para o avanço da Agenda 2030 em âmbito global, com base na estimativa de que 65% das metas dos ODS não serão atingidas se não houver participação efetiva de governos estaduais e municipais, e demais atores. O HUB Local é um centro para convergência de ações multissetoriais com vistas ao atingimento das metas da Agenda 2030, tendo o governo do Estado como líder, com monitoramento e criação de um banco de boas práticas para ser reportado ao país e à ONU.

Sediado na Copel e coordenado pelo Governo do Paraná, o HUB Local promoverá, numa parceria entre os setores público, privado e acadêmico, a expansão do Programa Cidades no Sul do país, com a adesão de municípios e reconhecimento de projetos inovadores.

A PUCPR vai fortalecer seu engajamento na Agenda 2030 com os projetos em desenvolvimento na Área de Cidades, assim como os projetos específicos, e ampliará a pesquisa e inovação, com o projeto Mapa Social e Ciclo de Desenvolvimento Territorial, coordenado pela professora Jucimeri Silveira, de Serviço Social, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e da Área Estratégica de Direitos Humanos.