Planeta PUC

Planeta PUC - 09 out 2018

O curso de Engenharia de Computação não é só lidar com notebooks e PCs

Para fazer a escolha certa no caminho profissional, é essencial entender como são os cursos e se suas expectativas estão alinhadas à realidade. O curso de Engenharia de Computação é um dos que mais gera dúvidas, já que muitos pensam que a grade curricular se baseia somente em notebooks e computadores domésticos. Não é bem assim.

O curso de Engenharia de Computação é amplo e multidisciplinar, preparando o estudante para atuar em um mercado em expansão. As competências adquiridas baseiam-se na modelagem, no projeto e na programação de softwares, hardwares e periféricos. Mas, diferente do que você pode pensar, esses conhecimentos são utilizados não só nos computadores, mas também nos eletrodomésticos, smartphones e em dispositivos, como chips e outros.

O que vou aprender durante o curso?

Antes de ingressar na faculdade de Engenharia de Computação, é importante saber que não é necessário ser um craque da informática. A universidade prepara o estudante desde os conhecimentos mais básicos. É essencial, entretanto, gostar de tecnologia e ter habilidade com os números.

Além de ensinar o estudante a lidar com programação e a resolver problemas estruturais da engenharia, o curso de Engenharia de Computação se aprofunda em temáticas como Internet das Coisas (IoT), Sistemas Embarcados, Automação Industrial, entre outros.

Conheça a matriz curricular de Engenharia de Computação aqui!

Para ter destaque, é importante se dedicar e estar sempre atento às inovações do mercado. Essa também é a garantia de um bom futuro profissional.

Onde posso trabalhar?

O campo de trabalho para um engenheiro de computação é imenso. O profissional pode atuar na indústria de diversos setores, programar e projetar sistemas e muito mais. Conheça três dos muitos caminhos que podem ser percorridos.

1. Indústria automobilística

O profissional que escolher trilhar por esse caminho trabalhará desenvolvendo e implementando tecnologia nos veículos. Atualmente, a maioria dos carros conta com computadores de bordo modernos e inteligência artificial.

A indústria automobilística também demanda projetos com sensores, sistemas eletrônicos, linha de diagnose e rede de dados.

2. Automação industrial

O engenheiro de computação que optar por essa área será responsável por desenvolver e colocar em prática sistemas que automatizam os processos da indústria. O objetivo é tornar as linhas de produção mais rápidas e com menos erros.

Na automação industrial, o engenheiro trabalhará com sensores, transdutores e sistemas de tecnologia que programam as máquinas para desempenhar alguma função específica.

3. Gerenciamento de redes

Nesta área, o engenheiro de computação pode atuar tanto no setor privado como em instituições governamentais. A sua principal função será a de gerenciar as redes de computadores e assegurar os dados e informações, mantendo-as à prova de invasões e vazamentos.

A ideia é sempre aperfeiçoar o funcionamento da empresa, melhorando sua capacidade de armazenamento de dados e minimizando os riscos e erros.

Viu como a área de atuação de um engenheiro de computação é ampla? Para alavancar o seu sucesso na carreira, a PUCPR oferece tecnologia de ponta e um corpo docente preparado para proporcionar a você uma graduação repleta de aprendizados.

Conheça um pouco mais sobre as nossas metodologias ativas de aprendizagem aqui!

E agora? Já está decidido pelo curso de Engenharia de Computação? Aproveite e se inscreva hoje mesmo no Vestibular Agendado da PUCPR e programe sua prova para o dia e a hora em que desejar.

Quero cursar Engenharia de Computação agora!