Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 10 out 2018

O Assistente Social transforma o mundo ao seu redor!

Um dos cursos mais antigos da história da educação é o Serviço Social. Mesmo com tantos anos preparando profissionais, ainda pairam muitas dúvidas a respeito do que é aprendido durante a graduação. Muitas pessoas acreditam que se trata de assistencialismo puro e simples, mas trata-se de um compromisso com a sociedade.

Escolher a faculdade de Serviço Social é uma forma de garantir seu papel na transformação do mundo. O papel do profissional é realizar diagnósticos sociais, planejando, executando, monitorando e avaliando programas e projetos sociais. A ideia é adotar estratégias participativas, mostrando as necessidades sociais e humanas, viabilizando o acesso a direitos e contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Durante o curso, o estudante vai ser capacitado a analisar as realidades sociais e as suas causas mais complexas, o que o capacita a identificar grupos vulneráveis, gerenciar conflitos familiares sociais e reduzir as dificuldades dos cidadãos em terem acesso a bens e serviços. Tudo isso é feito por meio de análise crítica de teorias e espaços sociais.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso de Serviço Social? Veja agora o que esse profissional pode fazer pelo mundo!

Ajuda na conduta das empresas

Um dos campos mais recentes que surgiram para o profissional de Serviço Social é de trabalhar dentro das empresas públicas e privadas. Neste ramo, o profissional estuda e empreende formas de valorizar os colaboradores e assegurar de que os consumidores dos produtos ou serviços da empresa não serão impactados de forma negativa.

O profissional atua garantindo que tudo ocorra de forma responsável, diminuindo o impacto socioambiental das suas atividades econômicas.

O setor de Recursos Humanos também precisa do assistente social, que cria políticas de valorização do profissional, ajuda na retenção de talentos e dá auxílio a profissionais demitidos.

Contribui com as pessoas em vulnerabilidade

Independentemente de atuar em empresas públicas ou privadas, uma das áreas de atuação mais almejadas pelos estudantes é protegendo pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social.

Nesse grupo podemos incluir crianças e idosos que sofrem maus tratos, mulheres em situações de violência doméstica, adolescentes à margem da sociedade, população carcerária buscando ressocialização, pessoas em situação de rua, entre muitos outros indivíduos.

Além de essa carreira possibilitar a segurança do emprego, no caso de órgãos públicos, a profissão pode ser extremamente gratificante para aqueles que desejam fazer a diferença na sociedade em que vivem.

Qual o perfil do Assistente Social?

Se você se interessa pela carreira de Assistente Social, é importante saber que é necessário ter aptidões para as disciplinas da área de Ciências Humanas, como Sociologia e História. Além disso, o profissional deve gosta de trabalhar com pessoas e ter espírito transformador, atuando com sensibilidade e empatia para conseguir entender a situação do próximo.

Outra característica muito importante é ter equilíbrio e manter o controle em situações adversas. O profissional não pode se abalar por problemas corriqueiros na sociedade, mas compreender seu papel atuante diante deles.

Viu como o curso de Serviço Social pode ser promissor e também motivo de realização pessoal perante a sociedade? Então não deixe de se inscrever no vestibular da PUCPR. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro.

Quero cursar Serviço Social