Planeta PUC

Planeta PUC - 15 out 2018

O alimento como foco de estudo conheça o mundo da Gastronomia e da Nutrição

Entenda as diferenças entre os cursos ofertados pela Escola de Ciências da Vida da PUCPR

Gastronomia e Nutrição são cursos com áreas de atuação distintas, mas que possuem diversas semelhanças, principalmente o objeto de estudo: o alimento e a sua relação com as pessoas. Se você gosta do mundo da alimentação, já está um passo à frente em direção a essas duas opções acadêmicas. A boa notícia é que, em virtude das disciplinas em comum, é possível se formar nos dois cursos em um período de tempo menor.

“O curso de Gastronomia visa a formação de profissionais capazes de atuar em empreendimentos gastronômicos – restaurantes, confeitarias, bistrôs – com o gerenciamento de equipes, preparo de pratos, pesquisa e elaboração de cardápios”, define Carmen Abourihan, coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR. “Tudo isso considerando a cultura, o cliente, a sazonalidade e a qualidade dos produtos, visando sempre a oferta de alimentos seguros, adequados e saborosos”, complementa.

Os estudantes de Gastronomia têm contato com uma matriz curricular focada em Ciências Gastronômicas, além de atividades práticas e ações interativas com chefes de cozinha e profissionais do mercado. “A cozinha é o laboratório e o santuário de um gastrólogo”, afirma Carmen. “Dependendo da especialização, ele poderá atuar como cozinheiro, confeiteiro, padeiro, professor, consultor em restaurantes e eventos, gerente de alimentos e bebidas, entre outras funções”, comenta.

O bacharelado em Nutrição, por sua vez, forma profissionais aptos a planejar, coordenar e executar ações de segurança alimentar e nutricional, sempre com foco na orientação da alimentação saudável para todas as faixas etárias e estados fisiológicos, além da educação e vigilância nutricional de maneira ética e humanitária.

O nutricionista tem responsabilidades individuais e coletivas em três grandes áreas de atuação: saúde pública, clínica e unidades de alimentação e nutrição institucionais ou comerciais.

O encontro das áreas

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Flávia Auler, a PUCPR irá apresentar em 2019 algumas novidades nas matrizes curriculares que irão aproximar mais a Gastronomia da Nutrição.

“O alimento precisa proporcionar experiências como o sabor e o prazer ao paciente que adere a uma dieta”, comenta Flávia. Com as inovações propostas para o ano que vem, o curso de Nutrição contará com novas disciplinas mais voltadas à área a Gastronomia. São elas: “Alimentos – Identificação e Medidas”, “Técnicas Gastronômicas Aplicadas à Dietética” e “P&D: Produtos Alimentícios”.

Além disso, os estudantes terão a possibilidade de compor os seus currículos com disciplinas eletivas, orientadas à área gastronômica ou à nutricional. “Caso decida se formar em ambos os cursos, o estudante terá redução na carga horária pelas disciplinas realizadas em comum”, explica a coordenadora. “Nas atividades práticas, as turmas irão atuar em conjunto para encontrar as melhores soluções em Nutrição e Gastronomia para os moradores das comunidades atendidas pela PUCPR”, acrescenta.

Seja com o foco na produção de alimentos ou na promoção da saúde por meio da alimentação, ambos os cursos são excelentes opções para quem deseja atuar em um mercado que está a cada dia mais interessado nos assuntos alimentares e na sua relação com o bem-estar e a qualidade de vida.