American Academy

American Academy - 03 ago 2020

Newsletter American Academy – Edição 04.2020

Newsletter American Academy

Julho de 2020 marca um novo ciclo no American Academy. Enquanto a primeira turma conclui a primeira etapa e inicia uma nova trajetória na sua formação no curso de graduação escolhido, novos ingressantes se juntam à família American Academy.

É a primeira vez que a Kent State entrega o certificado de Associate of Science Degree fora dos seus campi. São 14 estudantes que receberão este diploma na formatura, no dia 25 de setembro.

O Associate of Science Degree é uma certificação intermediária, que antecede o diploma de Graduação. São considerados os dois primeiros anos da formação superior, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências aplicáveis a qualquer profissão e na vida cotidiana dos estudantes.

Conheça a seguir algumas percepções de como foi esse primeiro ciclo de formação no American Academy.

American Academy
André Vinícius Correa Caracas
Animation Game Design na KSU
“Eu cursava Ciência da Computação na PUCPR quando, em 2018, ouvi falar do American Academy. Entrei no segundo semestre do mesmo ano, na primeira turma. Antes de entrar no programa, eu já sabia com o que eu queria trabalhar, mas o AA foi fundamental para que eu pudesse encontrar um curso que fosse mais próximo do meu sonho profissional e do meu perfil. As reuniões com as advisors foram muito importantes para isso. Levarei comigo todo o conhecimento cultural, histórico e até técnico que adquiri com as matérias do programa para minha vida pessoal e profissional. Acredito que a mudança não será algo difícil, visto que já morei em quatro cidades, mas será minha primeira vez morando fora do país e estou bem animado para conhecer a comunidade da KSU em Ohio.”American Academy
Daniella de Castro
Business na KSU
“Antes de entrar no American Academy eu estava fazendo um intercâmbio depois de já ter terminado o ensino médio, porque queria ter mais tempo para decidir que curso eu iria fazer. Mas ao final do meu intercâmbio eu ainda não tinha decidido, e foi aí que eu recebi um email informativo a respeito do American e me encantei! Era exatamente o que eu queria e precisava naquele momento: um curso que unia minha paixão por viajar e explorar novas culturas e minha vontade de me conhecer melhor pra ter mais certeza de que curso eu queria fazer. Hoje, depois de 2 anos de curso, fico extremamente feliz em dizer que o American supriu todas as minhas expectativas. Estou ansiosa pra ver o que me espera nessa nova fase, mas acredito que o American me abriu muitas portas e me trouxe várias oportunidades as quais mal posso esperar para poder aproveitar! Me despeço do curso com muita gratidão e amor por cada momento vivido. Obrigada!”
Victor Leitão Sallem
Medicina na PUCPR
“Antes do American eu tentei entrar no curso de Medicina por três anos e meio, mas sem sucesso. O American apareceu como uma oportunidade para conhecer novas pessoas, ter contato com novas culturas e aprender sobre o mundo de uma forma inovadora, com o modelo Liberal Arts estadunidense. Depois de dois anos maravilhosos, nos formamos não só com diplomas, mas com um amadurecimento e visão de mundo muito mais amplo do que quando entramos. O modelo de ensino do American Academy nos coloca como protagonistas das nossas próprias histórias, por nos mostrar diversos caminhos possíveis em nossas trajetórias profissionais e pessoais. Durante o último semestre no curso fui aprovado em Medicina na PUCPR e agora vou em busca de meus sonhos aqui no Brasil mesmo, mas ainda assim com um olhar mais maduro, com o qual espero alavancar ainda mais meus sonhos e explorar muito mais do meu potencial como aluno e cidadão.”American Academy
Leticia Hess
Design Gráfico – PUCPR
“Dois anos passaram muito mais rápido do que eu poderia imaginar. Parece que foi ontem que cheguei no primeiro dia de aula, em um coffee break lotado de estranhos, aonde só conhecia uma das minhas melhores amigas. Logo no começo fiz amizades que pretendo levar pra vida toda! Iniciei projetos, fiz parte da fundação do nosso Centro Acadêmico, me emocionei, briguei, reclamei e agradeci, tive sonhos adiados e realizados. Lutei muito para chegar aonde cheguei e finalmente completei esses dois anos com a cabeça erguida. Escolhi fazer a graduação na PUCPR e me formar em Design Gráfico, mas ainda não desisti desse meu sonho de morar fora do país e conquistar tudo que almejo.”
Alvacir Wesley Kalatai Alberti
Computer Science – KSU
“O tempo que eu passei no American Academy foi bem interessante, e com certeza um divisor de águas em minha vida. Na época que eu entrei no curso eu ainda estava fazendo engenharia, mas ainda não tinha certeza do que eu queria da minha vida. A oportunidade do American surgiu e eu usei isso como forma de ter realmente certeza do que eu queria, se era terminar engenharia ou buscar algo novo. Eu sempre tive uma admiração pelo campo da computação, e em Kent irei fazer meu major em Computer Science e, graças a ajuda de toda a equipe do American Academy, até a dupla diplomação na PUC será possível. Se tudo der certo, no começo de 2021 vou para os Estados Unidos terminar meu bacharelado no campus de Kent. Meus mais sinceros agradecimentos para toda a equipe do American Academy que fez tudo isso ser possível.”American Academy
Murilo Tsunemi de Faria
Business – KSU
“Meu nome é Murilo Tsunemi de Faria e conheci o curso do American Academy através de uma entrevista. Entrei na primeira turma na metade do ano de 2018. Escolhi esse curso, pois sempre tive interesse em estudar fora do país. Estava em dúvida sobre cursar Administração ou Economia, porém escolhi administração como major e Economia como minor. Após entrar no curso, fiquei com um pouco de medo com relação a amizades. Porém foi muito pelo contrário, fiz as melhores amizades que se pode imaginar. Aprendi muita coisa, me diverti e posso dizer que tive a melhor experiência dessa etapa da vida. Sou grato pelas experiências que passei e pelos amigos que fiz no American Academy.”American Academy
Eric Julio Rebouças

Nutrição – PUCPR

“Meu nome e Eric Julio e quando entrei no American academy eu tinha 17 anos, acabado de terminar o ensino médio e voltando de um intercâmbio na Nova Zelândia. Estava completamente perdido sobre o que fazer na faculdade, porém com intuito de fazer psicologia. Então eu encontrei esse o American Academy e entrei, pois o curso não era específico e poderia me ajudar a escolher um curso. Durante o AA mudei de psicologia para ciência forense, gastronomia, etc. Com muita ajuda das pessoas da administração e dos meus colegas de classe consegui encontrar algo que gostaria de cursar. Agora no meu segundo ciclo irei cursar Nutrição e estou bem alegre com a minha escolha.”

American AcademyNo dia 20 de julho iniciamos a quinta turma do American Academy e a segunda turma do American Academy Health. A acolhida aos calouros e pais teve a participação do vice-reitor da PUCPR, professor Vidal Martins, do diretor do American Academy, Paulo Otávio Mussi Augusto e uma saudação gravada do presidente da Kent State University, Todd Diacon.
Teve uma atividade de integração usando o método Lego Serious Play, que consiste numa dinâmica em que os participantes são protagonistas e são levados a desenvolver sua criatividade e interagir com os demais integrantes.
American Academy
As aulas iniciaram com a Disciplina First Year Experience com a professora Ann Winter. Neste módulo, os nossos freshmen conheceram o universo acadêmico e as inúmeras possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional que as duas Universidades (PUCPR e Kent State University) podem lhes oferecer.
American Academy

Ann Winter é Academic Advisor da Escola de Artes e Ciências da Kent State University. Atua na integração e orientação dos estudantes do primeiro ano, com especial atenção aos estudantes internacionais, ajudando-os a alcançar seus objetivos acadêmicos e pessoais na jornada universitária.

 As expectativas são muitas e a empolgação é enorme. Veja o que dizem nossas calouras Ana Flávia Samways Guimarães e Rafaela Happel falaram do American Academy no Instagram da PUCPR.
American AcademyAmerican Academy

Rafaela Happel: o que eu mais gostei no programa é o: Liberal Arts Education, que é um modelo de ensino que permite ao estudante explorar, nos dois primeiros anos da graduação, diferentes áreas do conhecimento antes de escolher a carreira a seguir 😉.

Ana Flávia Samways: para mim, o programa irá contribuir tanto com a formação pessoal como profissional, e ainda abrirá muitas portas no futuro.

É muito bom receber novos estudantes e acolher tantos sonhos. Não vemos a hora de poder acolhê-los com calorosos abraços reais. Mas enquanto isso não é possível, precisamos estar preparados para aproveitar da melhor maneira todos os novos aprendizados do semestre. E para dar uma ajudinha, a professora Aline von Bathen fez uma atividade com os estudantes como um warm up para o início dos módulos: Como organizar seus estudos para fazer isso com prazer e maximizar sua aprendizagem?

American AcademyProfessora Aline Cadena Von Bahten
Coordenadora do centro de ensino e aprendizagem da PUCPR
“O American Academy traz para o estudante um jeito diferente de encarar o próprio futuro. Para ser diferente, para seguir um caminho trilhado por poucos é necessário desenvolver autonomia. Na oficina Como organizar os estudos para fazer isso com prazer e maximizar sua aprendizagem os estudantes discutiram como eles aprendem e analisaram estratégias para organizar seus estudos respeitando a individualidade de cada um”American Academy

Luana Baggio
American Academy Health_2020-2

“Em 2019, eu estava terminando o ensino médio e soube que existia o American Academy Health, uma combinação da parceria de PUCPR com a Kent State University, com a possibilidade de fazer a graduação médica no Brasil e nos Estados Unidos. Com essa perspectiva e novas esperanças, eu me inscrevi no curso e passei do ensino médio para a faculdade em Julho de 2020. Com o intuito de ajudar os calouros, houve uma reunião com a Dra. Aline von Bahten para falar sobre métodos de aprendizado e estudo eficazes e prazerosos. Tenho certeza de que a partir de agora meus resultados devem ser bem melhores que antes, graças aos conselhos da Dra. Aline.”

O processo seletivo para o American Academy está aberto para o primeiro semestre 2021. Acesse: https://www.pucpr.br/american-academy/ 

WhatsApp: (41) 99132-3265

E-mail: [email protected]

American Academy - PUCPR - Kent State University