American Academy

American Academy - 07 maio 2020

Newsletter American Academy – Edição 01.2020

O ano começou com muitas novidades. A formação no modelo liberal arts agora também está acessível para quem pensa em seguir sua formação no curso de Medicina. É o American Academy Health, em que o estudante, além de ter a mesma formação abrangente e humanística do American Academy, com professores da Kent State University, tem ainda três disciplinas semestrais específicas na área da saúde e pode participar do processo seletivo para o curso de Medicina da PUCPR, com vagas exclusivas para os egressos do Academy Health_Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. 
O estudante do American Academy Health realiza no final de cada semestre uma prova dos conteúdos específicos das disciplinas da área de saúde – é o Admission Test for Medical School PUCPR. Ao final dos dois anos, se concluir todos os requisitos do curso e  tiver alcançado o escore mínimo na somatória das notas dos Admission Test, o estudante pode submeter sua pontuação para concorrer a 10% das vagas do curso de Medicina da PUCPR e ingressar no 2º período, com equivalência das disciplinas cursadas no American Academy Health.
E aqueles que não tinham certeza se queriam Medicina ou não se classificaram para as vagas disponíveis, continuam com todas as oportunidades de formação nos cursos da PUCPR ou da Kent State University.
A primeira turma do American Academy Health iniciou as aulas no dia 2 de março.
O primeiro semestre de 2020 do American Academy vai abordar diferentes áreas do conhecimento nas seguintes disciplinas.
• First Year Experience
• General Psychology
• Human Evolution
• Frontiers in Astronomy
• Seven Ideas That Shook the Universe
• Introduction to Ethics
• Great Books since 1700
• Anatomia Médica 1 – exclusivo para o American • Academy Health
• Bioquímica Médica 1 – exclusivo para o American Academy Health
• Bioética e Direitos Humanos – exclusivo para o American Academy Health
As aulas iniciaram no dia 2 de março, com uma recepção aos calouros e pais e uma atividade de integração entre calouros e veteranos.
Os novos estudantes que ingressaram simultaneamente numa universidade brasileira e numa universidade americana, receberam as boas-vidas do reitor da PUCPR, prof. Waldemiro Gremski, do Diretor do American Academy, prof. Paulo Otávio Mussi Augusto e uma saudação enviada pelo presidente da Kent State University, prof. Todd Diacon.
À tarde, foi momento de conhecer os colegas e integrar-se à família American Academy. Calouros e veteranos tiveram atividades de vivência e integração no Recanto Marista em Almirante Tamandaré.
Essa é a quarta turma que ingressa no American Academy. O programa está crescendo e já tem estudantes de todas as regiões do Brasil.
O primeiro módulo, FIRST YEAR EXPERIENCE é exclusivo para os novos ingressantes – nossos freshmen 2020-1. O professor Edward Butch da Kent State University veio com a missão de fazer a transição para o universo universitário, tanto do ponto de vista acadêmico como pessoal dos estudantes. Durante uma semana, o professor discorreu sobre o universo universitário, as regras e responsabilidades e identificou as expectativas dos estudantes com relação à universidade e aos professores. Os estudantes também conheceram a PUCPR e tudo o que ela pode proporcionar além da sala de aula – atividades culturais, serviço de apoio psicopedagógico, iniciação científica. Foi uma semana intensa e repleta de atividades que visaram a desenvolver o sentimento de pertencimento, o pensamento crítico, a comunicação assertiva e o engajamento à vida acadêmica.
No dia 9 de março, iniciaram os módulos de GENERAL PSYCHOLOGY e HUMAN EVOLUTION, com os professores Christopher Was e Danielle Jones respectivamente.
GENERAL PSYCHOLOGY
CHRISTOPHER WAS
Pesquisador na área de memória e como ela afeta processos cognitivos complexos como a compreensão.
Uma vez que a psicologia tem a ver com comportamento humano, o objetivo da disciplina é ampliar o conhecimento sobre desenvolvimento, aprendizado, memória, comportamento, influência social, entre outros temas, que são úteis para qualquer carreira que envolve a compreensão e interação com seres humanos.
HUMAN EVOLUTION
DANIELLE JONES
Pesquisadora da neurobiologia dos primatas, evolução, epigenética e comportamento social.
Com o objetivo de melhorar a compreensão da origem e do comportamento social das espécies em um contexto comparativo, a disciplina abrange três áreas que fornecem uma base para a compreensão dos mecanismos de evolução e adaptação humana: a biologia e genética celular, características e comportamentos dos primatas e evidências fósseis de primatas e evolução humana.

Após uma semana e meia de aulas com os professores Chris e Danielle, a Kent State e a PUCPR suspenderam suas atividades acadêmicas presenciais e todos tiveram que se adaptar para uma rotina de atividades remotas.

Os professores retornaram para os Estados Unidos e muitos estudantes que residem em diferentes localidades do Brasil também retornaram para suas casas, junto de suas famílias. Mas as aulas continuaram e ao que tudo indica, foi uma mudança radical, mas que acabou surpreendendo estudantes e professores. Vejam alguns depoimentos:


Daniella de Castro | turma 2018-2
“Me chamo Daniella, tenho 19 anos e estou no meu último semestre na PUCPR. Faz uma semana que estou em isolamento tendo aulas remotas, e confesso que ao receber a notícia de que talvez todos os meus últimos meses de universidade no Brasil seriam em casa fiquei um tanto quanto triste e frustrada. Pensar em não ver meus colegas, professores e membros da equipe todos os dias, não poder mais participar da aula, não ter mais o mesmo fácil acesso para tirar minhas dúvidas e, enfim, pensar em todas as dificuldades e em tudo que eu sentiria falta me deixou de coração apertado. Porém, pra minha surpresa, as aulas e atividades remotas da faculdade estão ocupando minha quarentena e meu coração muito mais do que eu imaginava! Me sinto perto, mesmo estando longe, consigo participar da aula e tirar minhas dúvidas, fazer atividades em grupo com meus colegas por vídeo, e ainda ver meu professor dar exemplos sobre a matéria com o cachorrinho dele lá dos Estados Unidos! Além disso, a coordenação e toda a equipe continuam se fazendo presente sempre dispostos a ajudar para que ninguém saia prejudicado e para que todos se sintam acolhidos mesmo que isolados. Hoje só tenho a agradecer ao American Academy por me proporcionar uma experiência tão agradável mesmo em meio a tempos tão conturbados e confusos para todos. Meu mais sincero obrigada!”
Marina de Rezende Valenca | turma 2019-1
“O professor Was está sendo bastante atencioso e paciente mesmo estando nessa situação de mudança repentina. Estamos tendo aula on-line via videoconferência. Mesmo não tendo contato físico, ele consegue administrar a aula com excelente eficiência. Quebrou minhas expectativas porque achei iria ser muito confuso e mais difícil de estudar. Ele sempre dá ótimos exemplos, explica calmamente e repete quantas vezes a gente quiser porque ele se preocupa de terminar a aula e alguém ficar sem entender. Sempre manda vídeos do YouTube, testes de personalidade (psicologia) e exemplos do cotidiano para entendermos melhor o conteúdo. Ele é um dos meus professores favoritos”.
Assim como as aulas tiveram que se adaptar à nova rotina com isolamento social e contatos mediados pela tecnologia, também foram adaptadas as atividades administrativas, as sessões de aconselhamento acadêmico (advising sessions) e as reuniões de trabalho e com os estudantes.
Todos continuam conectados. Os abraços são de longe, mas a união e o sentimento de família do American Academy continuam o mesmo.

Como os eventos e atendimentos presenciais estão cancelados por conta do Coronavírus, todas as entrevistas e atendimentos às famílias estão acontecendo remotamente. Entre em contato whats. 41 991323265 ou no email [email protected].

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no 2º semestre de 2020 e para o 1º semestre de 2021 já estão abertas.

Todo o processo seletivo está sendo realizado remotamente.

A novidade é que está sendo aceito temporariamente o exame de proficiência do DUOLINGO, que também é realizado online.

No American Academy Health o estudante, além de ter a mesma formação abrangente e humanística do American Academy, com professores da Kent State University, tem ainda três disciplinas semestrais específicas na área da saúde e pode participar do processo seletivo para o curso de Medicina da PUCPR, com vagas exclusivas para os egressos do Academy Health_Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.Como funciona esse processo seletivo para o curso de Medicina?

O estudante do American Academy Health realiza no final de cada semestre uma prova dos conteúdos específicos das disciplinas da área de saúde – é o Admission Test for Medical School PUCPR. Ao final dos dois anos, ao concluir todos os requisitos do curso e  ter alcançado o escore mínimo na somatória das notas dos Admission Test, ele pode submeter sua pontuação para concorrer à 10% das vagas do curso de Medicina da PUCPR e ingressar no 2º período, com equivalência das disciplinas cursadas no American Academy Health.

E aqueles que não tinham certeza se queriam Medicina ou não se classificaram para as vagas disponíveis, continuam com todas as oportunidades de formação nos cursos da PUCPR ou da Kent State University.