Pesquisa - 24 jun 2021

#NaPUCPRTem: saiba mais sobre a Pesquisa na Universidade

Estudantes podem se envolver com oportunidades científicas na PUCPR desde o ensino médio até a pós-graduação, inclusive por meio de possibilidades internacionais

A produção científica de qualidade e relevância é um dos principais pilares de uma boa universidade, e na PUCPR não é diferente. Aqui, existem diversas oportunidades para desenvolvimento de pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento e para os mais diversos níveis educacionais – começando pelo Ensino Médio, por meio da Feira de Ciências Júnior e do PIBIC Júnior, e indo até a pós-graduação. Conheça algumas dessas iniciativas a seguir.

Desde o início da graduação, os estudantes da PUCPR encontram oportunidades de se desenvolverem como pesquisadores. Dentre elas, estão o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP), além do Seminário de Iniciação Científica da PUCPR (SEMIC).

Da iniciação científica na PUCPR ao doutorado na Suíça

Agner Hochuli foi premiado no SEMIC em 2018 e em 2021 conquistou um doutorado em Biotecnologia na Universidade de Zurique.

saiba mais

São muitas as possibilidades de desenvolver pesquisas, tecnologias inovadoras e projetos de empreendedorismo, possibilitando que o estudante trace uma jornada científica dentro da PUCPR – que não precisa parar na graduação. A Universidade oferece ainda o PIBIC Master , que possibilita que estudantes de graduação cursem disciplinas de mestrado, além de oportunidades de mestrado e doutorado para aqueles que quiserem se aprofundar na ciência, inclusive com oportunidades internacionais de pesquisa em parceria com universidades no exterior.

“O bom pesquisador vive a pesquisa todos os dias”

Roberto Pecoits Filho é professor da PUCPR há 18 anos e foi eleito um dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo pelo Journal Plos Biology.

saiba mais

O desenvolvimento científico não se reserva apenas aos estudantes da PUCPR. Aqui, nomes importantes da ciência que são referência em suas áreas de atuação também podem expandir seus estudos e compartilhar seus conhecimentos como professores.

As pesquisas realizadas na PUCPR trazem contribuições para múltiplas áreas do conhecimento e acrescentam às discussões acerca de temas atuais. O principal objetivo é contribuir com a sociedade por meio de inovação e novos conhecimentos, solucionando problemas de relevância social e colaborando para o bem-estar coletivo.

PUCPR divulga os avanços das pesquisas para o enfrentamento da Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, pesquisadores da PUCPR têm intensificado esforços para compreender melhor a doença, seus reflexos e encontrar soluções que auxiliem no seu combate.

saiba mais

Pesquisadores da PUCPR apresentam soluções para monitorar a qualidade da água em Curitiba

Abordagem é inédita por utilizar técnicas de mineração de dados para fazer a análise crítica dos programas de controle.

#NAPUCPRTEM: SAIBA MAIS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE