Destaque - 06 ago 2018

Missão Universitária Ir. Henri Vergès: uma experiência para a vida

Entre os dias 08 e 14 de julho estudantes e egressos dos quatro Campus da PUCPR estiveram em quatro municípios do Paraná realizando a 10ª edição do projeto. Os participantes viveram uma imersão durante o recesso acadêmico de julho. Entre os objetivos do projeto está oportunizar  a vivência missionária para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

Confira o depoimento feito pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR sobre a Missão:

“A experiência vivida pelos estudantes na 10ª edição da Missão Universitária Ir. Henri Vergès talvez não possa ser descrita em poucas linhas. Somente quem pode estar com eles durante estes dias foi capaz de perceber que não se trata apenas de mais um projeto que a universidade oportuniza, se não que é a expressão viva de nossa identidade Católica e Marista dialogando com os nossos tempos.

Durante sete dias, em quatro cidades diferentes, nossos estudantes dos quatro campi trocaram o conforto de suas casas, em prol da oportunidade de se doar ao outro. Interessante ressaltar que apesar de toda formação oferecida antes do projeto, os estudantes só conhecem as comunidades durante a missão, o que de certo ponto de vista enobrece a vivência, uma vez que todos os seus esforços são orientados para alguém que eles ainda desconhecem.

Pergunte a si mesmo se você conseguiria reunir os seus talentos, dons e saberes e entregar de diversas formas (oficinas, palestras, workshop, escuta, revitalização de espaços, brincadeiras) a pessoas que ainda não são especiais para você, pois você ainda as ignora? Conseguiria dormir na casa de outras famílias e conviver com pessoas que na maioria das vezes tem posicionamentos diferentes do seu? Este talvez seja o maior desafio que nossos estudantes, que agora chamamos de missionários, vivem quando participam deste projeto.

Em cada comunidade que nos inserimos, a partir de um levantamento diagnóstico das necessidades que é feito com a própria comunidade, sabemos que não seremos a solução para todos os problemas enfrentados, porém é visível que nossa presença se torna farol de espe

rança para todos. A comunidade se inquieta com nossa presença e se sente convidada a também se esforçar para melhorar aquilo que não está tão bom e que é bem comum.

Uma outra inspiração que emerge da Missão Universitária Ir. Henri Vergès é o de sentido de vida. Nestes dias ouvimos nossos estudantes dizerem: “Aqui eu encontrei um motivo para estar na universidade” ou ainda “durante estes dias eu dei significado à minha existência”. Parece que o encontro com o outro pela via da solidariedade desperta em cada indivíduo o zelo pela vida, revigora a sede por reinventar-se e pela superação das dores (físicas e mentais) que acumulamos no dia a dia.

Para nós da Diretoria de Identidade Institucional, mais especificamente pelo trabalho Pastoral, repetimos para toda comunidade nosso sim ao convite de sermos Igreja em saída, de estarmos nos espaços de fronteira, de transcender limites e de contribuirmos com missão da PUCPR de formar competentes profissionais e humanos transformadores.”

Confira fotos da Missão Universitária Ir. Henri Vergès: