Reitoria - 09 dez 2021

Irmão Rogério Renato Mateucci é empossado novo reitor da PUCPR

Primeiro quadriênio de mandato terá início em 2022, estendendo-se até o dezembro de 2025

pucpr-novo-reitor
Fotógrafo João Borges -Grupo Marista

Em cerimônia realizada na terça-feira (07/12), tomou posse o novo reitor da PUCPR. Irmão Rogério Renato Mateucci passa a exercer a função que durante oito anos foi do professor Waldemiro Gremski, que cumpriu dois mandatos à frente da reitoria da Universidade. Na ocasião, também foram empossados diversos outros nomes para cargos de liderança da Universidade. O primeiro quadriênio de mandato se inicia em 2022 e se estende até dezembro de 2025.

Além dos gestores, estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, Dom José Antônio Peruzzo; o presidente do Grupo Marista e da Associação Paranaense de Cultura, Ir. Délcio Afonso Balestrin; o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira; o reitor emérito, Ir. Clemente Ivo Juliatto; assim como os reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor Dr. Marcos de Oliveira Schiefler Filho; da Católica de Santa Catarina, professor Cleiton Vaz; e a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora Dra. Graciela Inês Bolzon de Muniz. O presidente da Associação dos Professores da PUCPR (APPUC), professor Dr. Pablo Georgio de Souza, e a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Liliany Ramos Panzenhagen, também compareceram à solenidade.

Assista ao evento aqui

Novo reitor

pucpr-novo-reitor-irmao-rogerio

Pedagogo de formação, Mateucci é Irmão Marista e doutor em Administração, Liderança e Políticas de Educação. Foi diretor do Colégio Marista de Londrina de 2001 a 2004 e, após retornar dos Estados Unidos, onde cursou seu doutorado pela Fordham University, de Nova York, assumiu a direção da Identidade Institucional da PUCPR até 2016, quando foi convidado para ser pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, desenvolvendo atividades de formação e interação da comunidade acadêmica com os valores identitários e a missão da Universidade.

“Além de formar profissionais de excelência, a PUCPR busca contribuir para o desenvolvimento de cidadãos que farão a diferença na sociedade. Estou muito honrado por ter sido confiada a mim missão tão importante, pois o reitor deve fomentar o jeito PUCPR de educar junto aos docentes, estudantes, colaboradores e toda a comunidade, marcado pelos valores Maristas de amor ao trabalho, espiritualidade, presença, interculturalidade, simplicidade, espírito de família e solidariedade como nossos norteadores”, afirma o Ir. Rogério.

Mateucci foi indicado para o cargo em junho de 2021 pelo Conselho de Administração do Grupo Marista. A indicação seguiu para as tramitações formais junto ao Arcebispo de Curitiba e Grão Chanceler da PUCPR, Dom José Antonio Peruzzo, que deu parecer favorável. Em seguida, o processo foi encaminhado para a Nunciatura Apostólica em Brasília, representação diplomática da Santa Sé no Brasil, que, por fim, levou o pedido à Congregação para a Educação Católica, no Vaticano.

Autoridades empossadas

pucpr-novo-reitor-2022

Além do novo reitor, foram empossadas as seguintes autoridades da PUCPR na cerimônia: vice-reitor, professor doutor Vidal Martins; pró-reitor de Desenvolvimento Educacional, professor doutor Ericson Savio Falabretti; pró-reitora de Operações Acadêmicas, professora doutora Andreia Malucelli; pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora doutora Paula Cristina Trevilatto; pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, professor doutor Fabiano Incerti; diretora de Marketing, professora doutora Cristina Maria de Aguiar Pastore; diretor de Operações de Negócios, Felipe Mazzoni Pierzynski; diretora de Planejamento e Estratégia, Daniela Gumiero Fernandes; decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida, professor doutor José Knopfholz; decano da Escola de Educação e Humanidades, professor doutor Cesar Candiotto; decano da Escola Politécnica, professor doutor Marco Antonio Paludo; diretor de Educação Personalizada, professor doutor Paulo Otávio Mussi Augusto; e diretor do TECPUC – Cursos Técnicos, Maurício Ribeiro.

Relatório Reitoral

Na segunda-feira (06/12), em uma transmissão ao vivo, foi apresentada à comunidade acadêmica o Relatório Reitoral, referente à gestão do professor Waldemiro, em formato de livro digital:  PUCPR na rota para o futuro 2014-2021.

Também é possível acessar o material pela página do Centro de Memória.