Destaque

Destaque - 14 jan 2019

Intraempreendedorismo: uma característica em alta no mercado de trabalho

Colaboradores capazes de ter uma visão abrangente do negócio e de buscarem novas soluções na empresa em que trabalham são valorizados em escala global

Um novo conceito tem se disseminado pelo mercado de trabalho e vem sendo cada vez mais buscado pelas companhias: o intraempreendedorismo. Trata-se da prática de empreender dentro de uma empresa, buscando soluções para problemas enfrentados no dia a dia ou novas oportunidades de negócio, de forma proativa, objetiva e inovadora. Um colaborador intraempreendedor tem o perfil de agir como o dono de um negócio, embora saiba que faça parte de uma engrenagem para o seu funcionamento.

Com visão abrangente e senso crítico, uma pessoa com esse perfil oferece soluções não só em seu departamento, mas também em outras áreas às quais não esteja necessariamente envolvido, mas perceba a possibilidade de melhoria. As características do intraempreendedor vão ao encontro das habilidades consideradas importantes pelo Fórum Econômico Mundial para o futuro, como pensamento crítico, liderança, inteligência emocional e capacidade de lidar com problemas complexos.

Veja outras características relacionadas aos intraempreendedores:

– Enxergar a empresa como um todo – Observa a companhia como uma engrenagem, na qual todos devem cumprir com suas funções. Esse tipo de mentalidade faz com que seja necessário compreender o negócio e o segmento de forma densa, não ficando restrito apenas ao departamento ao qual está vinculado.

– Implanta projetos – Além de identificar problemas e sugerir melhorias e soluções, trata-se de um profissional proativo, capaz de implantar projetos com começo, meio e fim.

– É resiliente – Sabe que a persistência e a continuidade são fundamentais para modificar uma parte da cultura ou do processo produtivo de uma empresa. Por isso, usa de sua influência, liderança e batalha para ter suas ideias implantadas, sabendo que podem ser benéficas.

– Antecipa-se aos problemas – Tem uma visão de longo prazo, identificando oportunidades de crescimento para o mercado, para os colegas e para si próprio.

Um ambiente propício

Embora essas características sejam necessárias e valorizadas pelas empresas, o intraempreendedorismo tende a surgir apenas em ambientes propícios para tal. Empresas desorganizadas, burocráticas e sem objetivos claros limitam o pensamento empreendedor e a capacidade de inovação. Nesse contexto, é função das empresas trabalhar com algumas premissas para fomentar esse tipo de prática por parte dos colaboradores.

– Liberdade – Todo colaborador tem suas obrigações, mas é preciso que tenha liberdade para desempenhar as suas funções e para apresentar ideias que, em um primeiro momento, podem parecer distantes de uma implantação.

– Autonomia – Uma empresa na qual haja a necessidade de pedir autorização ou aprovação para qualquer tarefa, a inovação e a capacidade de empreender internamente serão tolhidas.

– Tolerância a erros – O ato de empreender pressupõe erros e acertos. Por que o intraempreendedorismo não seguiria a mesma lógica? Poucos colaboradores teriam coragem de se expor em uma companhia sem que ela seja tolerante a possíveis equívocos.

– Programas de incentivo – Iniciativas de apoio à inovação ou que fomentam a busca de soluções tendem a fazer com que os colaboradores passem a pensar e buscar soluções consideradas pouco tradicionais.

– Incentivo financeiro – Programas de Participação de Lucros e divisão de ações das empresas também são uma forma de recompensar colaboradores que foram além de seu escopo de trabalho.

Como colaborador ou como empreendedor, ser capaz de agir dessa forma em seu ambiente de trabalho ou fomentar o intraempreendedorismo é sinônimo de inovação e resultados. Confira alguns cursos oferecidos pela PUCPR capazes de auxiliar nesta trajetória, caso de Desenvolvimento Gerencial, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Gestão Empresarial e Inovação e Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo. A lista completa de cursos da pós-graduação você encontra aqui.