Escola de Negócios

Escola de Negócios - 30 nov 2021

Internacionalização das empresas é cada vez mais importante no mundo globalizado

Profissionais devem estar preparados para esse momento

negocios-internacionais

Muitas mudanças ocorreram no mundo por causa do COVID-19, de protocolos sanitários a formas de trabalho, as empresas precisaram se reinventar para acompanhar as novidades. Apesar desse cenário, conforme estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), os planos de expansão das empresas brasileiras para o mercado exterior não foram afetados pela pandemia e pela crise econômica e mais de 70% das empresas buscam entrar em novos mercados nos próximos anos.

O coordenador do curso de Negócios Internacionais, Allan Esron Pereira Inacio, explica que dentre as tendências do mercado na área de negócios internacionais, cada vez mais as empresas irão se internacionalizar, não apenas as empresas nacionais indo para o mercado estrangeiro como também as empresas internacionais vindo para o País. “Um fenômeno que está cada vez mais comum são as médias e pequenas empresas internacionalizarem suas atividades: exportar, importar, se relacionar com empresas de fora, fornecedores e clientes. Afinal, no século XXI o mundo é um só”, esclarece.

A globalização e os índices cada vez mais altos de conectividade têm contribuído de forma absoluta para o crescimento da área. A pandemia trouxe muitos aprendizados, além de algumas dores. A conectividade se tornou algo ainda mais natural em nossas vidas, com ela fazemos reuniões de longas distâncias e até mesmo internacionais, trocamos ideias e atividades com pessoas que estão em diferentes partes do mundo. Para o coordenador, essa conectividade vai contribuir e tornar o volume de negociações internacionais muito maior. A pós-pandemia tem muitas oportunidades para o profissional que deseja internacionalizar a carreira e atuar nos negócios internacionais.

Os profissionais de negócios internacionais precisam ter 3 características muito importantes:

– Conhecimento técnico na área de comércio exterior;

– Desenvolver habilidades de negociação (softskills de relacionamento);

– Saber inglês e inglês técnico faz muita diferença, pois é esse o profissional que as empresas procuram. Na PUCPR os estudantes têm desconto no PUC idiomas para que possam aprimorar as línguas estrangeiras.

Essas características foram compiladas a partir de relatos de empresários que atuam na área e elencam a grande dificuldade em encontrar esse profissional já capacitado. Ele é tão escasso que algumas empresas contratam o profissional e o desenvolvem lá dentro.

Estudar Negócios Internacionais na PUCPR é saber que será um profissional pronto para o mercado, para conquistar as melhores posições dentro de uma área tão vasta, competitiva e necessitada de profissionais desenvolvidos.

Os principais diferenciais do curso de Negócios Internacionais da PUCPR são:

Tempo mais curto de formação: enquanto na maioria das universidades o curso de Bacharelado em Negócios Internacionais tem duração de 4 anos, na PUCPR o curso tem 3 anos. Dentro desse tempo na PUC, o estudante pode optar por realizar todo o conjunto de disciplinas em português, mas também pode fazer várias disciplinas em inglês. Assim, a chance de desenvolver o inglês, o inglês técnico e se capacitar ainda mais é bem maior.

O estudante também tem a oportunidade de realizar o intercâmbio regular durante o curso, ou se optar por fazer no final dos três anos, ainda pode ter uma vaga garantida durante o 7º período do curso em uma universidade estrangeira parceira da PUCPR.

Além do intercâmbio, o curso de Negócios Internacionais da PUCPR promove a internacionalização dos seus estudantes por meio de disciplinas na Língua Inglesa, nas quais os estudantes internacionais também participam. “A Escola de Negócios da PUCPR é a que mais recebe estudantes estrangeiros no Brasil, também é a que mais oferta disciplinas ministradas em inglês. O estudante pode dividir turma aprendendo negócios internacionais e disciplinas correlatas estudando com estudantes vindos de mais de 12 países do mundo: França, Colômbia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Argentina. Nós recebemos estudantes de muitas localidades”, detalha o coordenador Allan.

O curso de Negócios Internacionais da PUCPR é destinado para quem tem afinidade e interesse pelas áreas de Administração, Comércio Exterior, Negócios Internacionais, Relações Internacionais, Economia Internacional Importação, Exportação, Logística internacional e Supply Chain.

Confira o artigo do professor Caio Augusto Camargo abordando sobre a relevância dos Negócios Internacionais no Paraná.

No episódio 29 do podcast Coffee Break o tema da conversa foi “Negócios Internacionais: é possível pensar localmente e agir globalmente?” Ouça aqui.

Conheça o Bacharelado em Negócios Internacionais.