Iniciação Científica

Iniciação Científica - 10 jun 2019

Jovens pesquisadores compartilham experiências no Planeta PUCPR

Evento reuniu centenas de estudantes e docentes para compartilharem suas experiências no estande "Você quer ser cientista?".

Durante os três dias de Planeta PUCPR, os jovens pesquisadores do PIBIC, estudantes e docentes dos cursos de mestrado e doutorado da PUCPR compartilharam suas experiências no estande “Você quer ser cientista?”.

Eles mostraram aos visitantes que na PUCPR é possível ingressar na pesquisa desde a graduação, nos programas de Iniciação Científica, e dar continuidade a uma carreira de pesquisador nas diferentes áreas do conhecimento, trilhando, portanto, um caminho no mestrado e doutorado.

Durante a visita, as pessoas puderam conhecer as diferentes modalidades de Iniciação Científica, incluindo as modalidades ofertadas exclusivamente pela PUCPR, como o PIBIC Master, PIBIC Mobilidade Nacional e Internacional e o PIBEP (Empreendedorismo).

Para o estudante Hiago Batista de Passos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que foi aprovado no PIBIC Mobilidade Internacional, “é extremamente gratificante ter a oportunidade de disseminar e adquirir conhecimentos por meio das experiências que a Iniciação Científica tem me proporcionado, e ver o quanto a área da Pesquisa tem a evoluir no país. O PIBIC Mobilidade me traz a possibilidade de conhecer diferentes culturas e o acréscimo de novas metodologias a serem estudadas e aplicadas como forma de avanço científico“.

Além desta troca de informações com os pesquisadores da PUCPR, os visitantes do estande conheceram algumas pesquisas em andamento. A pirâmide holográfica foi apresentada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Informática, sob coordenação do Professor Edson Justino, e possibilita observar uma projeção através de reflexo em vidro de modelos tridimensionais de objetos, sem o uso de óculos.

A equipe de estudantes coordenada pelo Prof. Orlando Tanaka, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, apresentou a pesquisa desenvolvida sobre percepção visual da estética facial, dentária e de imagens radiográficas e tomográficas avaliadas com o eye tracking (rastreamento do movimento dos olhos).

Já os estudantes dos cursos de Nutrição, História e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, sob orientação das Profas. Maria Cecília Barreto Amorim Pilla e Cilene da Silva Gomes Ribeiro, oportunizaram aos visitantes uma vivência de uma etapa de pesquisa científica sobre memória gustativa e patrimônio alimentar.

Também o estudante Lucas Wippel do curso de Filosofia e participante do PIBIC, apresentou o projeto desenvolvido sob orientação do Prof. Valdir Borges, com foco no tema da alteridade e das relações pessoais, e o estudante do TECPUC, Erick Luiz Fontoura Valenga, do PIBIC Jr, trouxe seu projeto que une as áreas de música e informática.

Como parte da programação da Pesquisa durante o Planeta PUC, os visitantes puderam ainda conferir a “Batalha de Projetos – Quem vai vencer o desafio da pesquisa?”, atividade realizada na Arena, na qual equipes de estudantes da Iniciação Científica apresentaram suas pesquisas em 2 minutos e o público foi convidado a votar na equipe, cujos projetos fossem considerados os mais relevantes para os desafios da sociedade atual.

Alguns depoimentos de estudantes que estiveram no Planeta PUC:

Este momento aqui no Planeta PUC foi muito especial para compartilhar nossas experiências acadêmicas e de pesquisa científica, e também para incentivar muitos jovens, independente da área que queiram seguir, a focar na pesquisa científica, que é tão importante para o desenvolvimento humano, científico e acadêmico”. (Lucas Gabriel Troyan Rodrigues – PIBIC Master – Direito)

É um grande privilégio ter esse passaporte para o mestrado. É um mega avanço na vida acadêmica e profissional, além de abrir muitas portas no futuro. A pesquisa me ajudou a desenvolver análise crítica e poder de síntese, habilidades essenciais no mercado de trabalho“. (Carolina Hikari Yamada – PIBIC Master – Farmácia)