Destaque

Destaque - 02 fev 2021

Habilidades em alta para 2021

Skills comportamentais e digitais se fortaleceram, especialmente durante a pandemia, e o processo de aprendizagem não deve mais parar

habilidades em alta; habilidades; skills; digital skills; lifelong learning

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos. A forma como as gerações anteriores costumavam encarar o trabalho era mais linear – muitos profissionais permaneciam por décadas na mesma empresa – do que ocorre hoje, como mostra uma pesquisa da Manpower.  As áreas de atuação também parecem mudar a cada ano: algumas novas profissões surgem enquanto outras são cada vez mais automatizadas.

Essa fluidez do mercado, reflexo do momento que vivemos, demanda dos profissionais uma atualização constante para dar conta de tantas novidades: é o lifelong learning. Esse conceito fala sobre a capacidade de continuar aprendendo por toda a vida e de reaprender coisas que talvez já tenhamos visto. No cenário de pandemia, com a necessidade de se adaptar à nova rotina e ferramentas tecnológicas, esse processo se fortaleceu ainda mais.

“No PUC Carreiras costumamos usar a analogia da caixa de ferramentas para falar sobre as habilidades. Cada coisa que você aprende é uma ferramenta nova para colocar na caixa. Quanto mais a gente se desenvolve, melhor fica. Mas tem momentos também que precisamos jogar algumas das ferramentas fora, porque elas estão ultrapassadas”, comenta Isabela de Albuquerque, especialista em estudos futuros e Gerente de Atendimento e Carreiras da PUCPR.

Habilidades comportamentais em alta

habilidades em alta; habilidades; skills; digital skills; lifelong learningNesse contexto, algumas habilidades passaram a ser ainda mais valorizadas. Já no início desse período pandêmico, havia indicações de mudança: como mostrado nesta matéria, uma pesquisa do PUC Carreiras apontou a importância da inteligência emocional para a rotina nas empresas.

Em 2021, os desafios continuam. Segundo Isabela, o Fórum Econômico Mundial divulgou, no final do último ano, o Relatório do Futuro do Trabalho em que elenca algumas habilidades, especialmente as chamadas soft skills, que serão importantes para os profissionais até 2025.

“Elas são gerais e a escolha do que desenvolver depende um pouco da área de atuação do profissional, mas algumas dessas habilidades são: pensamento analítico e inovação, resolução de problemas complexos e habilidades em tecnologia”, explica.

Digital Skills

Como citado por Isabela, as habilidades em tecnologia estão sendo apontadas como fundamentais para o futuro do trabalho. Em uma pesquisa de 2017, muito antes de todas as mudanças causadas pelo coronavírus acontecerem, os CEOs de grandes empresas pelo mundo  já demonstravam preocupação com o tema. No estudo, realizado pela PWC, 59% dos líderes ouvidos declaram estar extremamente preocupados com a disponibilidade de pessoas com habilidades digitais.

Fábio Viviurka, Head de Conteúdo e Experiências da Slash Education, a plataforma de lifelong learning da PUCPR, explica que essas skills têm diferentes níveis de profundidade e passam por diferentes campos, desde a área criativa até a mais tecnológica. “Digital skills vão desde habilidades mais básicas, como saber mexer na internet e abrir um aplicativo, passando por UX Design, até algo mais aprofundado como inteligência artificial”, comenta.

Skills para desenvolver em 2021

Além dessas, há algumas outras habilidades comportamentais e digitais em que você pode ficar atento e desenvolver neste ano. No episódio do podcast da PUCPR sobre skills para 2021, Isabela e Fábio citam mais alguns e explicam como podemos desenvolvê-las, além de contar um pouco como chegamos até esse cenário, inclusive com dicas de livros e vídeos.

QUERO OUVIR!