Planeta PUC

Planeta PUC - 19 mar 2019

Grupo de Teatro TANAHORA apresenta segunda temporada de “O Inspetor Geral”

O Grupo de Teatro TANAHORA, da PUCPR, apresenta a segunda temporada do espetáculo:”O Inspetor Geral”, comédia clássica do grande escritor Nikolai Gógol. A obra, de 1836, tem tradução de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, com adaptação e direção de Chico Nogueira. O novo espetáculo, que acontecerá nos dias 23 e 24/03, 30 e 31/03 e 06 e 07/04 sempre a partir das 19h30, marca os 39 anos de atividades ininterruptas do Grupo de Teatro TANAHORA.

Os escritos de Gógol são calcados no realismo, mas um realismo muito próprio, algo que se aproxima daquilo que, anos mais tarde, viria a ser chamado de surrealismo.

Sinopse: Com a notícia da iminente chegada de um inspetor do governo federal a uma cidadezinha da Rússia pré-revolução, em “missão secreta”, todos os altos mandatários locais entram em polvorosa, principalmente pelo fato de terem suas consciências pesadas e, pior, receberam a informação de que o tal funcionário viaja incógnito!  Dois fofoqueiros veem um jovem desconhecido nas dependências do hotelzinho local e, precipitadamente, correm a informar aos demais que, com toda a certeza, é aquele o temido inspetor!

Ivan Alexandrovich Khlestakov, o forasteiro, assustado a princípio (é acusado pelo dono do hotel e tem também um passado nebuloso), vê-se repentinamente cercado por aduladores e acaba por assumir alegremente a identidade do inspetor, sendo até convidado a ficar na casa do governador local…

É um desfile tragicômico de seres aparvalhados diante do pretenso funcionário federal, alguém que poderá acabar de vez com os desmandos, subornos, propinas e vantagens de todos ali…

Como alguém já disse: “o extraordinário efeito cômico de O INSPETOR GERAL está na desproporção: os habitantes da cidade veem o visitante através das lentes deformadoras de sua má consciência e do medo da justiça, cegos para o que está realmente diante deles.”

Serviço

Peça de teatro “O Inspetor Geral”

Temporada: 23 e 24/03, 30 e 31/03, 06 e 07/04, sempre aos sábados e domingos, às 19h30.

Local: Tribuna da PUCPR (museu ao lado do Portal)– Rua Imaculada Conceição, 1155.

Entrada Franca: Distribuição de ingressos a partir das 19h na porta da Tribuna da PUCPR; local com capacidade para 70 lugares; idade indicativa: 14 anos.

 

Recomendadas para você

PPGTS promove palestra internacional

O Programa de Pós Graduação de Tecnologia em Saúde da PUCPR, irá promover a palestra “Shaping the future of anesthesiology, intensive care and emergency medicine by pioneering technologies: contributions of our...