Destaque

Destaque - 31 out 2018

FTD Digital Arena promove sessão sobre os mistérios que envolvem a origem dos cometas

Evento será realizado no próximo dia 10 na PUCPR

Apesar do conhecimento adquirido nos últimos cinquenta anos sobre nossa vizinhança cósmica, o Sistema Solar ainda guarda seus segredos – e a origem dos cometas é um deles. Qual seria essa origem? Qual a probabilidade de um desses astros se chocar com a Terra? Quais seriam as consequências desses choques? No passado já ocorreram choques de cometas com a Terra? Estes serão os pontos abordados pelo físico João Carlos de Oliveira, na sessão “Cometas – viajantes das profundezas do Sistema Solar” do dia 10 de novembro do FTD Digital Arena.

“Na antiguidade, esses astros estranhos, que podem apresentar um núcleo brilhante, rodeado por uma tênue cabeleira e uma ou mais caudas que podem chegar a milhões de quilômetros, surgiam sem aviso no céu. Por sua imprevisibilidade e aparência estranha, em praticamente todas as culturas, eles foram associados a catástrofes como guerras, peste, fome, morte de reis entre outras desgraças”, conta o físico.

Antes desta atividade, às 14h será apresentada a sessão “As Fronteiras do Sistema Solar”, que falará sobre as condições que permitem a existência da vida na Terra, se há possibilidades de existência de vida em outros lugares, se vivemos em um planeta especial, além de falar sobre os astros que formam o Sistema Solar, suas características e como as definimos.

Às 15h será exibido o filme “Seleção Natural”. Neste documentário, os participantes poderão acompanhar uma viagem de Charles Darwin a bordo do Beagle, respondendo perguntas sobre a teoria da seleção natural e observando o mundo com os olhos do pesquisador.

Para mais informações, acesse http://www.ftddigitalarena.com.br/programacao/.

Sobre o FTD Digital Arena

O FTD Digital Arena, localizado na PUCPR com entrada pelo Portão 1, é um planetário com tecnologias de um cinema digital de alta definição, tendo uma cúpula em formato semiesférico e sistema de projetores digitais.

Serviço: Atividades no Planetário

Data: 10/11 – sábado

As Fronteiras do Sistema Solar

Horário: às 14h.

Apresentação filme Seleção Natural

Horário: às 15h.

Cometas – viajantes das profundezas do Sistema Solar

Horário: às 16h.

Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Portão 1 da PUCPR).

Informações: 3271 -6322 | www.ftddigitalarena.com.br.

Valores: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia-entrada) | Condições especiais para pacote família.

Recomendadas para você