Planeta PUC

Planeta PUC - 07 nov 2018

Formação multidisciplinar é altamente valorizada em profissionais de Psicologia

Busca por psicólogos tem crescido no mercado, especialmente para atuar em equipes multiprofissionais

Os campos de atuação de um psicólogo estão mais amplos do que antigamente: o profissional tem sido requisitado para atuar em parceria junto a outras profissões, sempre com o objetivo de promover a saúde o bem-estar de indivíduos, grupos e organizações. Nesse cenário, a PUCPR tem uma formação bastante completa, que valoriza a interdisciplinaridade, ou seja, o contato com outras áreas do conhecimento que melhoram a compreensão dos fenômenos psicológicos.

A Psicologia tem um papel central nos diversos contextos humanos. Atualmente, com o excesso de informação e a falta de rotina, é preciso que as pessoas se adaptem rapidamente às novas situações e a enfrentar um nível de pressão constante, que se reflete na saúde mental. De acordo com o coordenador do curso de Psicologia da PUCPR, Ulisses Natal, os distúrbios mais comuns na atualidade são a depressão e transtornos de ansiedade e alimentares. “A depressão é o segundo maior problema de saúde pública no mundo e os transtornos de ansiedade têm sido caracterizados como síndromes do pânico e ansiedade generalizada”, afirma. “Já os transtornos alimentares se revelam no grande número de casos de obesidade, bulimia e anorexia”, explica.

Para Ulisses, a atuação do psicólogo não está focada somente no tratamento, mas também na prevenção. Além disso, segundo ele o profissional tem atuado de maneira integrada com médicos, engenheiros, nutricionistas, arquitetos, advogados, administradores, entre outros, aportando seus conhecimentos em equipes multiprofissionais.

Aprendizagem ativa

De acordo com Ulisses, o curso de Psicologia da PUCPR une o aprendizado teórico ao uso de laboratórios de análise experimental do comportamento, dinâmicas de grupo, avaliação psicológica, anatomia e fisiologia, além das salas de espelhos. “Para os estudantes dos últimos períodos, o Núcleo de Prática em Psicologia permite a realização de estágios supervisionados obrigatórios em diferentes serviços fundamentais para a sua formação”, diz.

Segundo o coordenador, os estágios são realizados por meio de convênios com organizações públicas e privadas em várias áreas de atuação, como: Avaliação para Cirurgia Bariátrica, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Avaliação Psicopedagógica, Orientação Profissional, Consultorias em Psicologia Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Plantão Psicológico, Clínica de Bebês, Atendimento Psicoterápico, entre outros. “A boa qualidade dos estágios possibilita o desenvolvimento de competências importantes para a futura atuação profissional, por isso os nossos estudantes não buscam aleatoriamente os locais de estágio, eles são encaminhados pela própria administração para as organizações e instituições conveniadas”, comenta Ulisses.

A partir de janeiro de 2019, o curso de Psicologia da PUCPR contará com uma nova matriz curricular que irá valorizar ainda mais o ensino multiprofissional. “Temos trabalhado nessa perspectiva, inclusive com estágios em outros Serviços-Escola, como as Clínicas Veterinária, de Nutrição e de Odontologia”, finaliza .