Notícias - 09 ago 2018

Exposição “Sua voz, Minha cadeira, Nosso refúgio” acontece no Câmpus Maringá

A ação foi realizada durante as Etapas de Preparação do Projeto Comunitário

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Núcleo de Projetos Comunitários do Câmpus Maringá realizou as Etapas de Preparação, referente ao 2º semestre, para os acadêmicos dos cursos de Administração, Licenciatura em Filosofia e remanescentes.

Os acadêmicos que estavam nas Etapas, e outros que passavam pelo local, tiveram oportunidade ainda de participar da exposição “Sua voz, Minha cadeira, Nosso refúgio”, idealizada pela Associação dos Estrangeiros Residentes na Região Metropolitana de Maringá – AERM.

A ação aconteceu por meio da exposição de um stand no hall da Universidade, em que os estudantes puderam sentar em uma cadeira e ouvir, em um fone, depoimentos de refugiados que vivem em Maringá. O objetivo foi de proporcionar aos acadêmicos a sensação de colocar-se no lugar do outro, com o depoimento reais de refugiados, e levantar a discussão sobre os problemas que os estrangeiros passam ao chegar ao Brasil e, mais especificamente, em Maringá.

“Ao ouvir os depoimentos fiquei bem triste, pois cada história em particular é de muito sofrimento, luta e determinação. Que me levam a pensar que minhas dificuldades e “lutas diárias” não chegam nem perto de tudo que eles passaram e passam para ter uma vida melhor! E mesmo sabendo de tudo que eles passaram, ao chegar aqui, hoje, me deixa feliz saber que nosso país ainda é um lugar que muitos ainda podem sonhar em ter uma vida melhor e serem felizes”, comenta o acadêmico de Licenciatura em Filosofia, Jeanderson Santos.

No local do stand, também estava presente um representante da Associação, que pode conversar com os acadêmicos, tirando dúvidas e passando mais informações.