Destaque - 01 jul 2020

Evento da Escola Politécnica discute o papel das mulheres em cargos de liderança

Iniciativa busca incentivar e fortalecer as profissionais do setor de tecnologia, ainda predominantemente masculino e que conta poucas mulheres em cargos de liderança

De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, em parceria com o LinkedIn, ainda há um longo caminho para as mulheres no que diz respeito a oportunidades de crescimento profissional igualitárias. Segundo estudos, apenas 3% dos cargos de liderança, no Brasil, são ocupados por mulheres. Além disso, a pesquisa aponta que a maioria dos colaboradores não percebe que a igualdade de oportunidades é tratada de forma prioritária pelos líderes de suas empresas.

Para discutir esses tópicos e tantos outros que envolvem a participação feminina no mercado de tecnologia, a Escola Politécnica da PUCPR promove o evento online “Mulheres em cargos de liderança: você pode!”, no dia 2 de julho, às 17h30.

O evento contará com a participação de Margaret Groff, Consultora da ONU Mulheres e Líder, no Paraná, do Grupo Mulheres do Brasil; de Solange Sobral, Vice-Presidente da CI&T; e da professora Andreia Malucelli, Decana da Escola Politécnica da Universidade. Nessa roda de conversa virtual, elas trocarão experiências sobre os desafios das mulheres na área, assim como ideias sobre como aumentar a participação feminina nestes espaços, além de trazer exemplos inspiradores.

Elas incentivam umas às outras

Andreia Malucelli é a primeira mulher a ocupar o cargo de Decana da Escola Politécnica da PUCPR desde a criação desta área da Universidade, há 42 anos. Ela conta que, ao assumir, recebeu relatos de algumas estudantes que ainda lidavam com dificuldades nos cursos e nas vidas profissionais por serem mulheres. Por isso, acredita que eventos como este são importantes para inspirá-las e incentivá-las a buscarem oportunidades como líderes. “Eu entendo que, estando neste cargo e em uma universidade, é também parte da minha missão ajudar outras mulheres a acreditarem no seu potencial e saberem que, apesar dos desafios, vale a pena lutar pelos seus sonhos. Nenhuma mulher pode deixar de tentar uma vaga por acreditar que não vai conseguir. As meninas são tão capazes quanto os meninos e devem escolher o que querem ser”, defende a diretora.

Estudos da Grant Thornton, que monitora a diversidade nas empresas destacaram que, ainda que o número de mulheres líderes venha aumentando, no Brasil, nos últimos anos – o número de diretoras executivas, especificamente, cresceu 9% em 2020, em relação ao ano anterior -, elas precisam se enxergar como exemplos a serem seguidos e apoiarem outras mulheres, sendo, inclusive, sinceras sobre as dificuldades que encontram pelo caminho.

O evento promovido pela Escola Politécnica ocorre, justamente, nesse sentido: o de mostrar exemplos de sucesso e que todas podem alcançar seus sonhos. “O evento não conseguirá mudar a cultura organizacional das empresas, mas provocará uma mudança de pensamentos das profissionais, assim como incentivará a busca por oportunidades”, explica a Decana. “Ouvir mulheres inspiradoras, que são destaque no mercado de trabalho, apesar de todas as dificuldades que enfrentaram, inspirará outras a acreditarem nos seus potenciais e que é possível vencer os desafios do mercado de trabalho”, complementa.

O evento é aberto ao público. Para participar, inscreva-se aqui.