Destaque - 07 jul 2020

Estudantes do Apple Developer Academy da PUCPR vencem o Hackathon CCR

Propostas deveriam focar na rotina de caminhoneiros e contribuir para a saúde física e mental dos profissionais

Aplicativo Parada Certa
Interface inicial do aplicativo.

Cinco estudantes da Apple Developer Academy venceram, no fim de junho, um Hackathon promovido pela concessionária de rodovias CCR, que buscava soluções para melhorar a rotina e qualidade de vida de caminhoneiros, focando, principalmente, na saúde física e mental destes profissionais.

Andressa Eloisa Valengo, Flávio Akira Tsukamoto, José Guilherme Bestel e Carlos Modinez, todos participantes do Apple Developer Academy da PUCPR – programa que desenvolve as habilidades em design e programação de universitários –, assim como Liana Oliveira, convidada da equipe, criaram o aplicativo Parada Certa, em que caminhoneiros avaliam estabelecimentos em relação a diversos quesitos importantes para quem vive na estrada, como segurança e custos.

Segundo Carlos Modinez, que foi o primeiro a saber do Hackathon e convidou os colegas para participar, a equipe não esperava ganhar. Eles não tinham acesso aos projetos concorrentes e só souberam da primeira colocação durante uma vídeo chamada, convocada de surpresa. “Pelo vídeo que nós fizemos para a divulgação, sabíamos que tínhamos ido bem, mas a gente não imaginava de jeito nenhum que ia ganhar. Foi uma euforia total quando a gente ficou sabendo”, relembra.

O Aplicativo

O aplicativo Parada Certa contribui para a melhoria de diversos serviços disponíveis nas estradas, com base na experiência dos caminhoneiros, que conhecem as rotas, dificuldades e pontos positivos melhor do que qualquer outro público. Essas necessidades, inclusive, foram centrais na construção do app. A partir de entrevistas com os profissionais das estradas, o grupo identificou que a indicação de pessoa para pessoa e a segurança eram fatores importantes. A solução, portanto, tinha que combinar todos esses fatores, conforme explica Andressa Eloisa Valengo, responsável pelo design do produto.

“Tudo no aplicativo tinha como objetivo passar segurança para os caminhoneiros, então a gente buscou, por exemplo, colocar imagens de cada lugar ou comida, e deixar tudo bem explicado, com algumas coisas em texto mesmo, e não em ícones”, explica. Por conta do sinal de internet e telefone, que é fraco nas estradas, e poderia comprometer o uso do aplicativo, o grupo criou também um bot para Whatsapp. “Pelo bot, os usuários conseguem acessar algumas funcionalidades do app que ficam indisponíveis pela questão do sinal. Além disso, existem várias operadoras de telefonia que não descontam o uso do Whatsapp, o que facilita para os caminhoneiros também”, destaca.

Durante as viagens, eles avaliam os trechos da rodovia quanto à sinalização e pavimentação, dados que podem ser usados pela CCR para melhoria nas vias. Também classificam os estabelecimentos que fazem parte da rota. Estes recebem feedbacks sobre os serviços que oferecem, além de ter melhor ideia sobre como direcionar sua publicidade para o público que passa pela região.

Para os caminhoneiros, o benefício é direto: com as avaliações, eles podem encontrar lugares melhores e mais seguros para suas paradas – sejam elas para comer, dormir ou tomar um banho -, e ainda ganham pontos para cada feedback que fornecem. Os pontos podem ser trocados por descontos nos estabelecimentos na rota da viagem, ajudando-os também a economizar.