Destaque - 16 maio 2022

Estudantes da PUCPR relatam sua experiência durante ação do Projeto Comunitário

Na Associação Guadalupana de Educação Lassalista, diversas atividades que estimulam o desenvolvimento social contam com auxílio de estudantes do Câmpus Curitiba

Novos aprendizados, acolhimento e alimentação, esses são alguns dos benefícios que estudantes da PUCPR estão proporcionando às crianças atendidas na Associação Guadalupana de Educação Lassalista, localizada no bairro Pinheirinho, durante as atividades do Projeto Comunitário deste semestre.

No local, estudantes auxiliam em oficina de informática básica, matemática, artes, na implantação de pequenos canteiros de hortaliças, além de colaborarem, por meio de campanhas de arrecadação, com doações de alimentos, roupas e produtos de limpeza.

“Aqui nós vemos muitas crianças com dificuldades estudantis, familiares e afetivas, e é o nosso papel dar esse apoio para elas. Eu não ensino só informática, eu gosto de sentar e escutar essas crianças, pois quando eu escuto elas sentem confiança em mim. Assim eu sei que consigo fazer com que elas voltem para casa com o coração um pouco mais leve.” “Um trabalho social desse é edificante”, ressalta o acadêmico Hélio Furlanetto, do curso de Teologia.

Já para o futuro professor Diego Dias Sudul, do curso de Ciências Biológicas, que está auxiliando na implantação da horta, participar desta ação tem sido gratificante.

“Vale muito a pena essa experiência. É um lugar muito alegre e que nos traz uma energia muito positiva, pois a gente vê as crianças o tempo todo, interagimos com elas e, principalmente porque sabemos que tudo o que fazemos aqui é revertido para as crianças.”, comenta.

“Essa parceria de longos anos tem dado certo e já está no nosso coração, pois tem fortalecido o vínculo com as crianças, com a comunidade e com estudantes que passam por aqui. É uma relação bem bacana, um momento de troca, de experiência, de valores, que todos levam para vida. A cada ano que passa percebemos que essa experiência fica ainda melhor”, afirmou a Irmã Ana Claudia Barbosa, presidente da instituição.

A Instituição

A Associação Guadalupana de Educação Lassalista é um projeto social, que oferece alimentação e diversas atividades no contraturno escolar, por meio de doações e contribuições de pessoas físicas e instituições parceiras, entre elas, o Projeto Comunitário da PUCPR.

Parcerias

Além desta Instituição, outras parceiras do Projeto Comunitário em Curitiba e região, além de Londrina, Maringá e Toledo, estão sendo beneficiadas com diversas ações sociais para diferentes públicos, com intuito de proporcionar não só novos aprendizados ou apoio social, mas uma lição de vida para todos os envolvidos.