Envolve - Voluntariado PUCPR

Envolve - Voluntariado PUCPR - 20 jan 2020

Estudantes da PUCPR integram projeto Rondon, do Ministério da Defesa

Acadêmicos da Universidade iniciam as atividades no Oeste do Paraná

Estudantes uniformizados em veículo do exército

Até o dia 2 de fevereiro, 16 estudantes e dois professores da PUCPR irão promover uma série de atividades com os moradores de dois municípios do Paraná: Anahy, com 2.800 habitantes, e Iracema do Oeste com pouco mais de 2.900 moradores. Serão desenvolvidas ações nas áreas da cultura, saúde, educação, trabalho e meio ambiente que fazem parte do Projeto Rondon, um programa do Ministério da Defesa.

No Paraná, as atividades do Projeto Rondon acontecem durante a Operação Yaguaru, que contempla 12 municípios e conta com as parcerias do Governo do Estado, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e de Instituições de Ensino Superior privadas e públicas paranaenses.

Ao todo, nove universidades privadas e públicas do Paraná participam do Projeto. Estudantes e professores foram divididos em grupos de ações. O conjunto A vai desenvolver atividades nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça. O conjunto B desenvolve atividades nas áreas de Tecnologia, Produção e Trabalho, Comunicação e Meio Ambiente.

A estudante do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Curitiba Curitiba, Luize Kremer Gamba conta que o envolvimento com a população traz um novo olhar e favorece a formação de profissionais inclusivos. “Acredito que em todos os sentidos da vida, devemos ser pontes e nunca muros. O Rondon é um projeto que permite exatamente isso na prática, pois parte do princípio que nós universitários somos capazes de levar o conhecimento dos nossos cursos para além do ambiente de ensino e, assim, atingir e gerar mudanças para a população”, afirma.

Para a Juliana de Oliveira, que integra Núcleo de Projetos Comunitários da PUCPR, o papel das universidades é promover ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades vulneráveis, usando as habilidades universitárias. “As ações deverão ser direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. Além da comunidade, os estudantes também são fortalecidos na formação de cidadania”, explica.

No ano passado, outro grupo de estudantes participou do Projeto Rondon realizado em 12 cidades do Piauí, durante as férias acadêmicas de julho.

Para mais informações e participação em futuras operações do Projeto Rondon, entre em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários: [email protected].