Destaque - 28 mar 2019

Estudante do PPGD vence etapa regional do Global Legal Hackathon

Competição é a maior do mundo no setor de Law Tech

O estudante Pedro Andrade Guimarães Filho, orientando da professora Danielle Anne Pamplona no Programa de Pós-graduação em Direito, faz parte da equipe vencedora da etapa regional do Global Legal Hackathon, realizada na OAB/PR.  O webapp desenvolvido por sua equipe está entre os 12 finalistas e disputará com outros três times o prêmio na categoria “Acesso à Justiça”, em Nova York.

estudantes-da-pucpr-recebem-premiacao-em-etapa-local-do-global-legal-hackaton
Com vitória em etapa local, estudantes seguem para próxima etapa da disputa, em Nova York

Maior competição do mundo do setor de Law Tech, o Global Legal Hackaton reúne operadores de Direito, profissionais de TI, business e marketing com a finalidade de facilitar o ramo do Direito por meio de soluções tecnológicas inovadoras que impactem positivamente o mundo da Justiça.

O projeto apresentado pelo grupo, chamado de Rui, é uma plataforma webapp de geração de documentos que automatizam o peticionamento nos Juizados Especiais. Ele foi concebido, inicialmente, em favor dos consumidores no mercado de telefonia. O software gera automaticamente reclamações em de um chatbot. Depois, audita contas telefônicas, buscando por cobranças indevidas e faturamentos incorretos e, ainda, apresenta um painel de monitoramento de processos, orientando o consumidor ao longo da sua jornada legal.

Na próxima fase, de semifinal, a disputa será com os demais campeões das etapas regionais do Brasil e de outros 23 países de todos os continentes. A disputa final acontece em Nova Iorque. Ao todo, foram mais de 6000 inscritos.