Notícias - 22 out 2019

Estudante de Arquitetura e Urbanismo coloca em prática suas habilidades da graduação durante a ação social do Projeto Comunitário

Clara Abrão Sachetti, viu uma oportunidade de contribuir ainda mais com o Centro Dia, do Asilo São Vicente

Neste semestre, a estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Clara Abrão Sachetti, se inscreveu para sua ação social do Projeto Comunitário no Centro Dia, do Asilo São Vicente, para convivência com os idosos. Durante a realização da sua atividade, a sala principal do Centro Dia precisou de mudanças em seu layout original e foi aí que a futura arquiteta colocou seus conhecimentos em prática.

“Meu objetivo inicial era a interação com os idosos que passavam à tarde no Centro Dia. Esse contato era ótimo tanto para eles quanto para mim. Passávamos 3 tardes da semana juntos, fazendo atividades, conversando, ou até simplesmente em silêncio de mãos dadas”, comenta Clara.

Projeto Comunitário Arquitetura e Urbanismo PUCPRCom a vinda de novos idosos para o Centro, a sala de convivência precisou ser adaptada seguindo o padrão de layout de socialização. Então, a Clara propôs um novo layout, assim como algumas mudanças no projeto de interiores do ambiente, para a Cláudia, a responsável pelo local.

A Claudia Hernandes, conta que o resultado do novo layout fez a diferença no espaço: “A convivência entre os acadêmicos e os idosos do lar é extremamente importante para a qualidade de vida dos idosos, essa prática da interação entre eles faz toda a diferença. E com essa mudança do espaço, também foi possível obter a melhora da socialização e bem-estar desses que usufruem da sala de convivência, assim como dos profissionais que estão sempre presentes para cuidá-los, a partir da nova proposta de layout para o ambiente”, destaca.

Clara conta que pensou em todos os detalhes, priorizando sempre o bem-estar dos idosos e profissionais que lá trabalham. “Nesse momento pude sentir o impacto positivo que a arquitetura causa na vida das pessoas. A ideia de propor pequenas soluções que iriam contribuir para objetivo daquele local, integração e recreação, foi gratificante”, comenta.

“Foi uma satisfação imensa poder fazer parte desse projeto que me proporcionou a oportunidade de ir além e aprender muito, tanto socialmente no convívio quanto trazendo meus conhecimentos da faculdade para melhorar a vida dessas pessoas”, finaliza Clara.