Destaque - 01 jul 2020

Estudante da Apple Developer Academy da PUCPR é destaque em congresso da Apple

Selecionada entre 350 jovens, Maria Fernanda foi entrevistada pela marca e teve seu aplicativo destacado na AppStore

A Apple Developer Academy da PUCPR desenvolve, desde 2013, as habilidades de estudantes que queiram aprender mais sobre programação, design e negócios, por meio da criação de aplicativos. Neste ano, porém, o projeto teve um gostinho especial: Maria Fernanda Azolin, estudante que compõe a Apple Developer Academy da PUCPR recebeu destaque pela Apple no congresso promovido pela empresa.

Todos os anos, são selecionados 350 estudantes para participarem do Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). Em 2020, por conta das medidas de restrição impostas pelo novo coronavírus, o evento ocorreu online e teve uma novidade: a escolha de seis destaques. Entre eles, estava Maria Fernanda. Além da brasileira, foram selecionados três estudantes americanos, um indiano e um alemão. Os destaques foram entrevistados pela Apple e cada um teve um aplicativo destacado na AppStore.

“Era algo que eu queria muito, porque é um grande reconhecimento para um desenvolvedor de aplicativos, mas eu não imaginava. Então quando recebi a notícia, além de muito feliz, eu fiquei muito surpresa também”, conta a estudante.

Outros 8 estudantes da Apple Developer Academy da PUCPR foram selecionados para o congresso: Ailton Vieira Pinto Filho, Carlos Roberto Modinez Júnior, Gabriel Rodrigues Gazal Rocha, Jéssica Lopes Matsuura, Mariana Lech, Rodolfo Diniz Biazi, Rodrigo Forbeck Odppes e Vinícius Isoo Binder. Para participar, os universitários tiveram que desenvolver em Swift Playground, iPad ou Mac, individualmente, uma cena criativa que pudesse ser experimentada em até 3 minutos. Todos eles já haviam publicado aplicativos na AppStore em 2019, a partir das orientações da Academy. “A gente recebe todo o apoio para desenvolver os aplicativos e participar das competições. Todo mundo se ajuda, dá feedback, é bem legal”, observa Maria Fernanda.

O professor Fábio Binder, coordenador do projeto, destaca que aqueles que participam das atividades desenvolvem características muito importantes para o mercado de trabalho, para além das habilidades técnicas em programação. “Aplicamos a metologia Challenge Based Learning, então os estudantes aprendem a buscar conhecimento por si mesmos de forma organizada e em profundidade. Além disso, tornam-se capazes de desenvolver projetos, trabalhar em equipe, fazer apresentações e, principalmente, agir de forma autônoma”, explica. Os estudantes concluem o curso com diversos apps publicados, o que pode fazer a diferença para a colocação deles no mercado formal de trabalho.

Para Maria Fernanda, a evolução desde que entrou no projeto, há um ano e meio, é clara: “se alguém tivesse me falado, quando eu tentei a vaga no Academy, que eu estaria onde eu estou hoje, eu não acreditaria. Eu já fiz muitas coisas, lancei vários aplicativos, participei de vários workshops, então é uma diferença muito grande”.

Apple Developer Academy PUCPR

O programa, sediado em uma estrutura própria na PUCPR, seleciona jovens de diversas universidades e qualquer curso de graduação. Estudantes de mestrado e doutorado também podem participar, mas as especializações precisam ser da PUCPR.

Cada turma é composta de 50 universitários, selecionados em um processo que leva, em média, 6 semanas. Os estudantes recebem treinamento diários de três horas sobre programação, design, negócios e habilidades comportamentais, além de serem acompanhados por mentores próprios da Apple Developer Academy e terem acesso a workshops com palestrantes externos, incluindo profissionais da Apple.

“Sempre acolhemos estudantes de outras áreas além de programação ou design, então é uma oportunidade para quem tem interesse na área se aprimorar, principalmente para os estudantes da PUCPR, que contam com a estrutura dentro do câmpus”, destaca Binder.