Escola de Negócios

Escola de Negócios - 24 nov 2021

Escola de Negócios da PUCPR lança primeira turma de programa de Pós-graduação In Company com a Cooperativa Sicoob UniRondônia

Este é o primeiro programa de especialização In Company que a Escola de Negócios realiza na região norte do Brasil

Foto de Anna Shvets no Pexels

A Escola de Negócios da PUCPR, por meio da Coordenação de Programas In Company, iniciou a 1ª turma da Especialização em Gestão Estratégica para Cooperativa de Crédito desenvolvida e ministrada para a Cooperativa Sicoob UniRondônia, sendo o primeiro programa de especialização In Company que a Escola de Negócios realiza na região norte do Brasil.

A primeira turma do programa reúne 50 participantes, entre gestores e colaboradores que operam na administração da cooperativa. O curso tem carga horária de 360 horas e atua em três grandes eixos: estratégia e cooperativa, gestão financeira e gestão de pessoas.

De acordo com o coordenador do programa, Professor Vilmar Moreira, o curso é inédito na área de cooperativismo e na modalidade totalmente remota, on-line síncrona, estando em consonância com as novas tendências de ofertas de educação continuada. “A expectativa é servir de modelo e referência para outras cooperativas no Brasil, permitindo expandirmos nosso raio de atuação para além do nosso Estado, sobretudo com o suporte e aceitação das novas metodologias de aulas a distância”.

Cooperativa Sicoob UniRondônia

O Sicoob UniRondônia atua na área das cooperativas de crédito e é reconhecida como a 4ª maior cooperativa do Sicoob Uni, atendendo mais de 9 mil associados em cinco municípios do estado de Rondônia.

O Diretor de Operações da Cooperativa, Sr. Mario Luiz Schutz, conta que a oferta de um curso de pós-graduação na área de Gestão Financeira em Cooperativa de Crédito já estava prevista há alguns anos no Planejamento Estratégico do Sicoob UniRondônia. “Em 2021, através da parceria com a PUCPR, esta ação saiu do papel. Fomos cordialmente recebidos pelo Leão e Professora Daniele em uma negociação muito leve, transparente e de fácil entendimento. Ficamos muito contentes e satisfeitos e temos a certeza de que teremos muito sucesso com esta parceria, considerando o currículo dos professores, todos Doutores e Mestres”, destaca.

O participante do programa que atua como Analista Pleno na Cooperativa, Thomaz Yamamoto, afirma que os conteúdos e disciplinas da pós-graduação estão alinhados com o que ele esperava do curso. “Há perceptível coerência entre as disciplinas e a gestão do cooperativismo. Espero continuar aprendendo ainda mais com as aulas, pois já percebi que muita coisa boa ainda vem nos próximos encontros. A aula inaugural foi incrível, dinâmica, motivadora e cheia de conhecimentos, aproveito e agradeço o vasto conhecimento adquirido nesta primeira aula, e a grande contribuição para minha jornada em evolução pessoal e profissional”.

A assistente de Planejamento Estratégico no Sicoob UniRondônia, Rutilene de Jesus Garcia Pavão, acredita que a parceria realizada entre a Cooperativa e a PUCPR foi assertiva. “PUCPR tem qualidade educacional e é reconhecida como uma das melhores universidades brasileiras. É um privilégio torna-se estudante desta Escola de Negócios que desenvolve líderes. A Pós-graduação em Gestão para Cooperativa de Crédito foi muito bem formulada, com uma grade curricular que oferece conhecimento estratégico, financeiro e assim estimulando o desenvolvimento de competências especialmente dentro da nossa Cooperativa”.

In Company Escola de Negócios PUCPR

A Escola de Negócios da PUCPR, por meio da sua Coordenação de Programas In Company, concebe com suas empresas-clientes programas customizados que atendem às diferentes realidades organizacionais.

Segundo a Coordenadora de Programas In Company da Escola de Negócios da PUCPR, professora Daniele Farfus, “negociar com o Sicoob UniRondônia foi uma imensa satisfação para nós da PUCPR, compreendendo aspectos internos da Cooperativa para a criação de uma matriz curricular que realmente atendesse a realidade do cliente. O desenho pedagógico necessitou de várias reuniões online, nas quais o aprimoramento de módulos e conteúdos foi sendo consolidado. Desta forma, nossa expectativa é entregar um Programa que realmente desenvolva competências individuais nos participantes de forma a somar para o modelo de gestão do Sicoob UniRondônia. Uma parceria iniciada com leveza e sucesso e espera-se que duradoura”.