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Destaque - 15 jul 2020

Envio de currículo: saiba o que colocar no corpo do e-mail

Ser criativo pode ajudar a se destacar. Egressa da PUCPR quebrou protocolos e conquistou uma vaga

Você montou o seu currículo com toda a atenção, pensou nas informações estratégicas, organizou tudo de forma clara e simples, revisou, e está tudo certo. No momento de enviá-lo para o recrutador, vem a dúvida: o que colocar no corpo do e-mail? Você já passou por isso? Pois saiba que essa dúvida é muito comum.

Se você ainda não tem certeza sobre como fazer um bom currículo, confira primeiro as dicas para montar um Currículo 4.0.

Expressões como “segue meu currículo anexo” já não surtem efeito no “filtro” feito pelos recrutadores. Enviar o e-mail sem nada escrito também está fora de cogitação. De acordo com Elaine Bergmann, orientadora do PUC Carreiras da PUCPR, isso pode ser sinônimo de eliminação: “Os recrutadores excluem o candidato imediatamente quando não há nada escrito”. Mas, então, o que é certo colocar?

O que escrever no corpo do e-mail para envio de currículo

Antes de pensar no “recheio” do e-mail, é necessário se atentar ao título. Deve-se colocar o nome da vaga, por exemplo, “Vaga de Analista de Produtividade”, para que o recrutador possa identificar rapidamente de qual oportunidade se trata. Se for solicitado algum padrão nesse sentido, ele deve ser seguido, assim como no caso de vagas com código. “Isso é bem comum em agências recrutadoras. Cada oportunidade tem um número que o identifica e é essencial colocá-lo já no título”, alerta Elaine.

Partindo para o texto do e-mail, é importante saber que não se deve começar com “bom dia”, “boa tarde”, ou cumprimentos semelhantes, afinal, você não sabe em que período do dia o recrutador lerá seu e-mail. Prefira começar com “Olá”. “Dependendo da empresa, esses cumprimentos podem ser mais ou menos formais, variando entre ‘oi’ e ‘prezados’. Por isso, é importante conhecer a cultura da empresa”, observa a especialista. Nesta matéria você confere algumas dicas para encontrar informações sobre este aspecto das empresas.

De acordo com Elaine, o texto do e-mail deve ser sucinto e abranger quatro aspectos: “personalização de acordo com a vaga, recrutador e empresa, dirigindo-se a eles nominalmente no início do texto, apresentação, reforçando que está interessado na vaga; descrição das habilidades misturando hard e soft skills, de forma objetiva, para que o recrutador perceba que você tem o perfil adequado para a vaga e se sinta interessado em abrir o currículo enviado anexo; e falar por que o candidato acredita que é adequado para a oportunidade”, explica.

Unir criatividade e estratégia pode ser um caminho

O que colocar no corpo do e-mail Mayara Almeida, formada em Relações Públicas pela PUCPR decidiu não seguir nenhum protocolo, mas foi estratégica e conseguiu a vaga que tanto buscava. Assim que terminou a faculdade, ela procurava uma vaga efetiva na área de Marketing Digital. Já tinha tentado todas as dicas, mas ainda não havia sido chamada. Um dia, teve um insight: usaria o texto do e-mail como aliado. Não mandou o currículo, mas mostrou que tinha as habilidades listadas na vaga.

“Eles pediam alguém com perfil dinâmico, que entendesse de funil de vendas, método AIDA, técnicas de copywriting. Então decidi escrever todo o e-mail aplicando essas técnicas. Meu objetivo era que ele não percebesse que eu era uma candidata”. Mayara também aplicou técnicas de neuromarketing no texto, como gatilhos mentais de urgência e escassez, demonstrando à empresa que era a colaboradora certa. No dia seguinte, conseguiu a entrevista e a vaga, tudo de poucas horas. Agora, é a mais nova colaboradora da Planos Agência Digital.

Antes de seguir o exemplo de Mayara, porém, é preciso considerar alguns aspectos. Elaine alerta que é necessário que a habilidade de comunicação e a criatividade sejam da personalidade do candidato. “Pode arriscar nesse sentido, desde que tenha destreza e que estas sejam características da pessoa. Caso contrário, será percebido durante o processo e o candidato pode se prejudicar”. Além disso, ela reforça que, mais uma vez, que é necessário observar o perfil da empresa, para identificar se a “ousadia” seria bem vista. “Caso seja uma empresa mais tradicional, ou se a pessoa não tiver essa habilidade em textos, pode ser melhor seguir o caminho mais básico”, adverte.

Ainda em dúvida?

No Portal de Carreiras da PUCPR há modelos de e-mail que podem ser seguidos pelos candidatos. “São modelos que atendem diferentes momentos de carreira, agrupando as características mais importantes”, recomenda Elaine.

O PUC Carreiras atende estudantes e egressos da PUCPR auxiliando-os na busca de uma oportunidade de trabalho, em todas as etapas.