Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 09 out 2018

Engenheiro de Controle e Automação: o que faz esse profissional?

Confira aqui 4 opções de carreira!

A tecnologia é uma onda gigante que tomou conta do mundo e que encanta profissionais de todas as áreas. A boa notícia é que ela tem trazidos benefícios dos mais diversos tipos, tornando nosso dia a dia muito mais ágil, dinâmico e cheio de possibilidades – e isso está diretamente conectado com processos industriais. Dentro desse contexto, a faculdade de Engenharia de Controle e Automação prepara profissionais para lidar com desenvolvimento de projetos para construção de máquinas e equipamentos industriais, considerando a otimização e inovação das etapas de produção nas indústrias.

Durante o curso, o estudante aprenderá sobre robótica, Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT) e muitas outras técnicas, teorias e metodologias ligadas à tecnologia.

Conheça a matriz curricular de Engenharia de Controle e Automação aqui!

É louco por números e tecnologia, e quer saber o que a carreira de um engenheiro de controle e automação reserva para seu futuro? Descubra agora!

Engenheiro de Controle e Automação: o que faz esse profissional?

1. Automação industrial

Área para a qual o Engenheiro de Controle e Automação projeta e gerencia máquinas e equipamentos para uso nos processos industriais.

Atualmente a tendência é o planejamento e a criação de robôs, que automatizam as etapas de fabricação de produtos. O resultado: maior precisão dos métodos aplicados e agilidade nos processos.

Para tanto, o profissional deve estar sempre atento ao que há de mais novo no setor, e buscar alinhar as inovações tecnológicas às expectativas e necessidades do cliente.

2. Automação residencial

Se você pretende ingressar no curso de Engenharia de Controle e Automação, é importante saber que existe um amplo mercado na área de automação residencial.

Em linhas gerais, a automação existe para facilitar algumas tarefas do dia a dia, tornando-as mais rápidas e eficientes.

A área é destinada à criação, revisão e automação de equipamentos de uso doméstico em casas, condomínios e prédios. Podemos citar, por exemplo, elevadores, sistemas de iluminação e segurança, entre outros. Mas a automação pode ir muito além: hoje existem sistemas que fecham automaticamente as janelas em caso de chuva, caso o morador não esteja em casa. Demais, não é?

3. Biotecnologia

A área que usa de recursos biológicos em prol da indústria também é muito beneficiada pela Engenharia de Controle e Automação. Aqui, o engenheiro é responsável por criar e desenvolver equipamentos utilizados na biotecnologia.

O profissional deverá analisar as inovações tecnológicas e aplicá-las à realidade da empresa onde trabalha. O foco é a eficácia, resultado e agilidade do processo ao qual se destina o equipamento ou sistema.

4. Informática

Se você já é um craque da informática, a graduação no curso de Engenharia de Controle e Automação pode ser ideal para você.

Esse setor de atuação permite que o profissional projete sistemas de informatização, criando equipamentos com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados.

O perfil do estudante deve ser de alguém com habilidades em física, química e computação.

Hoje em dia, existem universidades que ainda possibilitam a dupla diplomação. Na PUCPR, por exemplo, o estudante pode fazer um intercâmbio e conquistar, também, o diploma de Engenharia Mecatrônica da Universitat de Vic – Universitat Central de Catalunya, na Espanha.

Se você gostou do curso de Engenharia de Controle e Automação e já se decidiu por ele, não deixe de se inscrever no Vestibular Agendado da PUCPR e programe sua prova para o dia e a hora que desejar.

Quero me inscrever em Engenharia de Controle e Automação agora!